A Festa de Nossa Senhora do Rosário 2015 foi encerrada na noite da última terça feira, dia 07 de outubro em Santa Luzia.
A Programação do dia solene começou com Missa celebrada às 8h da manhã. Na continuação aconteceu o leilão ao lado da Igreja de Nossa Senhora do Rosário às 14h.
No período da noite 18h aconteceu a Procissão que conduziu a imagem de Nossa Senhora do Rosário pelas principais avenidas da cidade. Chegando à Igreja ocorreu a Missa Solene que foi presidida pelo padre Elias Ramalho Gomes e concelebrada pelo Padre Bento Oliveira. Uma multidão de devotos lotou não só a Igreja do Rosário como o seu largo e parte da rua João Cirilo.
A proclamação do Evangelho foi feita pelo Pe. Bento que também fez a homilia. Em sua reflexão o padre destacou a devoção à Nossa Senhora do Rosário remete à oração do Rosário e enfatizou a importância de se rezar com muito fervor. “A intercessão não virá da quantidade de contas rezadas, mas da fé e do fervor que expressamos em cada conta”, disse o padre. Ele ainda lembrou que a devoção pelas comunidades negras tem um traço histórico e cultural de resistência. No passado essa resistência era contra a própria escravidão e, no presente, continua sendo necessária a resistência contra a discriminação, o preconceito e a desigualdade social.
Os devotos e devotas de Nossa Senhora do Rosário entoaram com muito fervor e animação a ladainha rogando a Deus pela intercessão da Virgem mãe alívio para as dores e sofrimentos do tempo presente.
Nos momentos finais da celebração, a Banda Cabaçal deu um simbolismo muito especial com o seu batuque marcando uma tradição que tem 144 anos de existência em Santa Luzia.
–
Pascom Paroquial