DIOCESE
DE PATOS

ECC celebrou seus 20 anos na Diocese de Patos

O Encontro de Casais com Cristo (ECC), celebrou na manhã deste domingo, 14 de dezembro, seus 20 anos de serviço à evangelização na diocese de Patos. O vento aconteceu no ginásio de Esportes do Colégio Cristo Rei, contou com a presença de 350 casais e constou de uma vasta programação.

Às 8h, foi celebrada uma missa em Ação de Graças presidida por Dom Eraldo Bispo da Silva, Bispo da Diocese de Patos e concelebrada pelo padre Elias Ramalho, que foi o responsável pela implantação do ECC na diocese de Patos, através da paróquia de Santo Antônio. Em sua homilia Dom Eraldo destacou a importante missão do ECC para a evangelização das famílias.

Após um momento de partilha do lanche, foi composta uma Mesa para aprofundar a reflexão sobre a trajetória e perspectivas do ECC na Diocese de Patos e no Brasil.

Dom Eraldo aprofundou a reflexão a partir  do processo de preparação para o Sínodo da família, que ocorrerá em Roma, no período de 04 a 25 de outubro de 2015.

Dom Eraldo destacou alguns dos grandes desafios pastorais para a evangelização das família no complexo mundo de hoje e que já constam em um documento preliminar para o aprofundamento e tomada de decisões durante o  sínodo. Ele destacou ainda a grande intuição do papa Francisco sobre este grande evento  da igreja :“O Sínodo deverá ser uma Surpresa de Deus,” disse o Papa Francisco.

O padre Elias Ramalho, que implantou o ECC na diocese e atual diretor espiritual, destacou que o ECC é um dinâmico serviço dos leigos à evangelização das famílias. Segundo o padre Elias, nesses 20 anos de caminhada foram realizados 252 encontros do ECC da primeira etapa, envolvendo mais de 6.000 casais da diocese, além de 37  encontros de segunda etapa, com a participação de 1.129 casais.

O Casal Regional Washington Reis e Mirian Neri usou da palavra e mostrou-se surpreso pela força do ECC na diocese de Patos. Eles dirigiram palavras de entusiasmo e parabenizaram a organização do evento.

O Casal Coordenador Diocesano, Adonildo Nóbrega e Maria de Lourdes motivou a entrega de comendas a todas aos padres que assumiram a direção espiritual do ECC na diocese e a todos aqueles que casais que assumiram o papel de Coordenação Diocesana.

Adonildo e Maria de Lourdes agradeceram a todos os presentes e a todas as equipes  de trabalho que contribuíram para este momento celebrativo.

Texto: José de Anchieta de Assis

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS