“Todas as vezes que fizestes isso a um desses mais pequenos (…) foi a mim que o fizestes” (Mt 25,40)
Aconteceu na manhã deste dia primeiro de junho , às 9h, na Cúria Diocesana, uma reunião da equipe de coordenação da Pastoral do Menor – PAMEN com o Bispo Diocesano Dom Eraldo Bispo da Silva, com objetivo de socializar o trabalho da PAMEN na Diocese e planejar algumas atividades para o segundo semestre de 2013.
Após a socialização da ação pastoral, destacando os desafios e diretrizes do plano trienal que se estende até dezembro de 2014, Dom Eraldo deu uma palavra de acolhida e animação pastoral dizendo que valoriza o trabalho social da Diocese e que a pastoral deve continuar sendo Sal e Luz na vida dos que mais necessitam de cuidado, a partir de uma mística fundamentada e alimentada pelo Evangelho.
Orientou a PAMEN a comunicar mais as ações bonitas que desenvolve a favor da vida de tantas pessoas: crianças, adolescentes, famílias.
Num segundo momento a Pastoral planejou algumas ações:
- Um encontro diocesano de formação para os agentes da PAMEN, que acontecerá nos dias 12 e 13 de julho de 2013. Com o objetivo de celebrar os 23 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, focando a discussão da Redução da maioridade penal.
- Encontro Estadual com a visita da Coordenadora Nacional da PAMEN – Marilene Cruz, em setembro/2013, com data a definir.
- Assembleia Diocesana da PAMEN nos dias 25 e 26 de outubro de 2013.
A reunião foi avaliada como algo muito positivo, pois com o apoio e incentivo do bispo Dom Eraldo haverá com certeza sinais de esperança para o fortalecimento das ações, considerando os tantos desafios que a pastoral enfrenta com relação a negação e a violação dos direitos das crianças e adolescentes.
–
Pascom Diocesana com informações de Sônia Pereira (Coordenação Diocesana da Pastoral do Menor)