Caríssimos Irmãos da Diocese de Patos,
Estamos chegando ao final da 51ª Assembleia dos Bispos do Brasil. Posso dizer que foi uma experiência ímpar para mim. Experiência de comunhão e de colegialidade da Igreja nos seus pastores diocesanos, nesta primeira participação minha como Bispo de Patos-PB. Foram muitos os temas e várias as reflexões de interesse da nossa evangelização.
Cada Bispo carrega a Cruz da missão e do pastoreio que conta com a graça do Bom Pastor. É belíssimo o testemunho dos Bispos sobre os Padres e agentes de pastoral, que com emoção, dizem que seus padres são heróis no Sertão, no Cariri (Regiões pobres) e em todas as partes deste grande país que comporta uma Igreja de dimensões continentais. Os desafios são tantos que sentimos de perto as nossas limitações e sentimos também que a graça de Deus nunca ficou longe de nós.
No final desta assembleia voltamos para as nossas dioceses mais animados e com a certeza de que podemos seguir firmes e encorajados na força de Jesus ressuscitado. Evangelizar é a missão de todos nós, leigos, Padres e Bispo unidos na diocese e em todos os espaços da nossa Igreja. Agradeço a todos pelas orações com que acompanharam estes dias de encontro de todos os Bispos do Brasil.
Há algo bonito: Os Bispos com maior idade encorajam os novos e estes aprendem e se confortam com o testemunho dos nossos irmãos mais idosos. Hoje os Bispos conduziram a Cruz da Jornada Mundial da Juventude do Santuário até o local da assembleia. Fiquei muito emocionado de verdade, pois quando senti a cruz pesada fiquei lembrando os pesos e as Cruzes dos jovens, das famílias, dos doentes, dos idosos, das crianças sem vida digna e principalmente, me lembrei de tantos sacerdotes que carregam a Cruz, as dificuldades na vida e no ministério. Pensei na missão que tenho nesta amada diocese de Patos. Quero carregar a Cruz de todos os dias unido aos meus irmãos e irmãs, sendo mais próximo e mais fraterno.
Jesus ressuscitado, nossa força nos conduza sempre debaixo do manto materno de Nossa senhora da Guia.
Gratidão a todos e todas e a minha Bênção.
–
Dom Eraldo Bispo da Silva
Bispo Diocesano de Patos