DIOCESE
DE PATOS

Dom Eraldo participa de Audiência Pública na Câmara de Vereadores

Após visitar várias realidades e serviços públicos na cidade de Patos, o Bispo Diocesano Dom Eraldo Bispo da Silva esteve na Câmara Municipal de Vereadores, na noite deste terça-feira 25, onde apresentou à população, autoridades e imprensa o relatório com as principais constatações e sugestões.

Durante a sua visita Pastoral, Dom Eraldo esteve nas principais Casas de Saúde, nos Presídios Masculino e Feminino e o Lixão da cidade de Patos.

Em sua explanação, diante de um plenário lotado, Dom Eraldo agradeceu a grande participação da população e afirmou que a sua presença naquele momento não tinha a intenção de acusar ou julgar mas de dialogar sobre a realidade que pôde observar. Ele destacou avanços e sinais de esperança constatados assim como os diversos desafios e dificuldades que afetam a população, sobretudo as pessoas mais pobres.

Para Dom Eraldo a falta de uma boa gestão dos recursos públicos e sobretudo as crises ou conflitos políticos impedem a prestação de serviços públicos de qualidade para toda a população.

Ele fez um destaque especial à situação desumana vivida no lixão de Patos por dezenas de pessoas que ali trabalham diariamente.

Após o pronunciamento de Dom Eraldo, Vários vereadores, secretários municipais e lideranças comunitárias usaram da palavra. Todos foram unânimes em destacar a iniciativa da Igreja e a qualidade do debate.

Dona Maria Nilma, Presidente da Associação dos Catadores de Material Reciclável relatou que um dos grandes sonhos dos catadores e catadoras é ver construído e funcionando o Galpão da Coleta Seletiva. Ela propôs, e foi apoiada por todos os presentes, o lançamento de uma campanha para construir uma murada na área onde deverá ser construído o Galpão da Coleta Seletiva.

Antes do final da audiência, Dom Eraldo apelou para que os resultados do debate sejam considerados e os encaminhamentos implementados. Ele propôs ainda que a Comissão Organizadora da Audiência Pública possa continuar se encontrando e acompanhando a execução das propostas, sobretudo as que se referem à construção da murada e galpão para coleta seletiva, juntamente com o trabalho educativo da população.

Texto: José de Anchieta
Fotos: José Anchieta e Glauber Alves
Pascom Diocesana

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS