DIOCESE
DE PATOS

Dom Eraldo ordenou quatro Diáconos para a Igreja

Na noite da última sexta feira, (09), às 19h na Catedral de Nossa Senhora Da Guia, foram ordenados Diáconos os Seminaristas Estagiários Edvan Cabral, Josivam Almeida, Hugo França e Lucivaldo Canuto.

A Celebração foi Presidida pelo Bispo da Diocese de Patos, Dom Eraldo Bispo da Silva e Concelebrada pelo Bispo de Garanhuns, Dom Paulo Jackson, além de Padres das Dioceses de Patos, Arquidiocese da Paraíba, Campina Grande e Caicó. Também Estiveram presentes Seminaristas e Diáconos de outras dioceses.

Em sua homilia, Dom Eraldo refletiu  sobre a importância do Diaconato, disse: ” O Diaconato não é uma formalidade que precede a Ordenação Sacerdotal, mas é o atendimento ao chamado para o serviço à Comunidade. Ser diácono é colocar-se diante de uma multidão que suplica o pão que lhes foi tirado… Ser diácono é saber vestir os paramentos (o avental) para os que se inclinam para lavar os pés, de usar a jarra que contém a água que alivia o cansaço e refaz as forças perdidas durante os caminhos ásperos e áridos da vida. “

Após homilia iniciou-se o rito da ordenação diaconal  no  qual  os candidatos ao diaconato afirmaram o seu desejo de receber o Sacramento da Ordem e  assumiram os compromissos deste ministério, incluindo o da obediência ao Bispo e seus sucessores.  Na sequência houve o cântico da ladainha de todos os Santos na qual os diáconos se prostaram no chão.

A liturgia eucarística prosseguiu com o ofertório e consagração. Após a comunhão Dom Paulo Jackson fez uma saudação aos novos diáconos enfatizando o período em que foi formador dos quatro rapazes em Belo Horizonte. “Sejam diáconos e padres de Aparecida e da Evangelium Gaudium”.
Após Dom Paulo, um dos diáconos fez os agradecimentos a todos os que participaram da sua formação e que colaboraram para que a celebração pudesse ocorrer. O chanceler da Diocese, Padre Rodrigo Trindade, fez a leitura da ata da celebração que foi assinada pelo clero presente.
Dom Eraldo concluiu a Celebração com a Bênção solene, agradecendo a todos e todas pela participação e desejou a todos um bom retorno para as suas  Dioceses e paróquias.
Texto: Maria Joseny ( Josa) – Pascom Diocesana
Fotos: Jordânia – Paróquia de Nossa Senhora de Fátima

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS