O bispo diocesano de Patos celebrará missa em São José Operário, no dia 15 de janeiro, às 19 horas, para oficializar a criação da área pastoral. A missa será concelebrada pelos padres Elias e Jonas Lucena.
Áreas pastorais são o início de uma caminhada para a criação de uma nova paróquia. Para isso, é preciso um processo de organização pastoral, territorial, administrativa e financeira que seja viável para a elevação à condição de paróquia.
A comunidade de São José Operário existe antes mesmo da construção de sua igreja, através dos movimentos e pastorais e das celebrações missionárias ocorridas nas primeiras casas do bairro e, sobretudo, na Escola Normal, que era mantida pelas filhas de Santa Tereza de Jesus.
A Igreja foi construída em finais dos anos de 1980, no paroquiato do Padre Luiz Callou, tendo como vigário o padre José Ferreira. O templo passou por uma intervenção após a ameaça de queda do teto, à época de Pe. João Saturnino, depois, no período de pe. Albertino. No paroquiato do Padre Elias a nova frente da Igreja foi construida e embelezada, além de outras intervenções. Ao lado da Igreja existe um pequeno complexo com salas de reunião, banheiros e cantina que são utilizados pelas pastorais e pela própria comunidade.
NOVA ÁREA PASTORAL COBRIRÁ TERRITÓRIO COM, PELO MENOS, 6 MIL HABITANTES E VÁRIAS COMUNIDADES RURAIS
Dados do Censo Demográfico de 2010 indicam que o bairro São José é o mais populoso de Santa Luzia, com cerca de 4.700 habitantes. Somado ao bairro Frei Damião, com 1.140 habitantes, o território teria, segundo dados do último censo, quase 6 mil habitantes. Com os resultados do Censo deste ano, o número poderá ser ainda maior. Além disso, o bairro está se expandindo e já conta com aglomerados ainda não demarcados civilmente.
Além disso, a área também contará com diversas comunidades rurais localizadas na parte Norte e Leste do município como, por exemplo, Talhado, Pinga, Umbuzeiro Doce, São Gonçalo, Saco dos Goitis, Barra, Saco dos Moisés entre outros.
–
Fonte: www.paroquiasantaluzia.com