Pesquisar
Close this search box.

DIOCESE
DE PATOS

Dioceses de Patos e Petrolina lançam identidade visual do Centenário de nascimento de Dom Gerardo

As Dioceses de Patos (PB) e Petrolina (PE), preparam-se para celebrar o centenário de nascimento de Dom Gerardo Andrade Ponte (1924-2024). Nascido em 1º de dezembro de 1924, em Fortaleza (CE), o bispo pastoreou estas duas Igrejas Particulares, testemunhando grande ardor missionário e empenho no cuidado para com os pequenos e pobres.

Nesta quinta-feira (3), as duas dioceses apresentaram a Identidade visual do Centenário. Na arte, desenvolvida pelo Departamento de Comunicação da Diocese de Patos, encontram-se elementos característicos das duas cidades sedes das dioceses governadas por Dom Gerardo. O sol e a montanha representam a cidade de Patos, conhecida nacionalmente como a morada do sol, devido às altas temperaturas registradas e as belas formações rochosas que cercam a cidade (a exemplo do Pico do Jabre, ponto mais elevado do estado, distante 40 km do município). Já o rio faz referência à Petrolina, banhada pelo São Francisco, e reconhecida como uma das cidades mais importantes do Vale circundado pelo rio. Ainda presente na marca oficial, as duas catedrais de Patos e Petrolina: no primeiro plano, a Catedral de Nossa Senhora da Guia, em Patos, onde dom Gerardo exerceu a maior parte da sua vida episcopal. No segundo plano, a Catedral do Sagrado Coração de Jesus Cristo Rei, em Petrolina.

Tanto em Petrolina, como 5º bispo, onde sucedeu Dom Antônio Campelo de Aragão, entre os anos de 1975 a 1983, quanto em Patos onde foi o 2º bispo sucedendo Dom Expedito Eduardo de Oliveira, entre os anos de 1983 até 2001, Dom Gerardo deixou como legado o cuidado para com os pobres e oprimidos e as diversas ações sociais, implementadas através do PROPAC (Programa de Promoção e Ação Comunitária) e do Centro Justiça e Paz.

A vocação religiosa fez parte desde sempre na vida de Dom Gerardo. Foi irmão de Dom Paulo Ponte, bispo de Itapipoca entre 1971 e 1984 e arcebispo de São Luiz do Maranhão entre 1984 e 2005.

Durante celebração das vésperas pelo 60° aniversário do Regional Nordeste 2 da CNBB, nesta quarta-feira (2), no Convento Ipuarana, em Campina Grande, PB, a Diocese de Patos apresentou o roteiro comemorativo e celebrativo do centenário de nascimento de Dom Gerardo Andrade Ponte, 2º bispo diocesano desta grei.

Em momento de registro histórico, Dom Eraldo Bispo da Silva ao lado de Dom Antônio Carlos Cruz Santos, 9º bispo de Petrolina, PE, reverenciam dom Gerardo, que foi o 5º bispo daquela diocese.

Texto: José Filho

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS