Aconteceu nos dias 19 e 20 de fevereiro, no Centro de Treinamento da Diocese de Patos, uma Assembleia Trimestral de Pastoral com o objetivo de atualizar o Plano Diocesano de Pastoral à luz das novas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2015 – 2019.
O evento contou com a participação de cerca de 200 pessoas das paróquias, representando as diversas forças vivas e atuantes da diocese.
Na noite da sexta feira (19), após a oração de abertura, o Bispo Diocesano, Dom Eraldo Bispo da Silva, deu a sua Palavra de Pastor, demonstrando alegria pela participação de todos e todas neste momento importante para a caminhada pastoral e evangelizadora da Diocese.
O Padre Francisco das Chagas, coordenador da Pastoral Litúrgica, facilitou o aprofundamento do Terceiro Capítulo das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, que faz uma abordagem das Urgências na Ação Evangelizadora. Esta reflexão iluminou todo o trabalho do dia seguinte para a Construção do Objetivo Geral, das Prioridades e atividades para o Quadriênio.
No Sábado (20), após a Santa Missa Presidida por Dom Eraldo e Concelebrada pelos Padres presentes, o Padre Flávio Mamede, Coordenador Diocesano de Pastoral, fez uma memória da caminhada Diocesana lembrando as Santas Missões Populares, o surgimento dos novos setores missionários, novas lideranças, maior animação missionária e o surgimento de novas comunidades. Lembrou ainda que dentro da metodologia das Santas Missões Populares o grande limite foi o não fortalecimento de algumas pastorais e Comunidades.
Em seguida, foi motivado um trabalho em grupo a partir das cinco Urgências na Ação Evangelizadora, a socialização dos grupos, debates e votação das prioridades.
Para o próximo Quadriênio, a Diocese assumiu como Objetivo Geral: Evangelizar, tendo como modelo Jesus Cristo, missionário do Pai, rosto da misericórdia, na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária, profética e misericordiosa, priorizando a catequese de inspiração catecumenal, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da opção preferencial pelos pobres para que todos tenham vida a caminho do reino definitivo.
As Prioridades assumidas em Assembleia foram:
Igreja Em Estado Permanente de Missão:
- Pastoral decididamente Missionária: Visitção, família, juventude, e crianças.
- Formação e Espiritualidade
- Missão ad gentes e Obras Missionárias
Igreja Casa de Iniciação à vida Cristã:
Catequese de inspiração catecumenal
Formação Bíblico- catequética
Igreja : Lugar de animação bíblica da vida de pastoral
Leitura da Palavra de Deus
Igreja: Comunidade de Comunidades:
Renovação das estruturas e novas lideranças
Igreja acolhedora e misericordiosa
Igreja: a serviço da vida plena para todos:
Investimento nos Projetos sociais
Igreja Profética : Fé e Política.
Após a votação das prioridades foram feitos os últimos encaminhamentos, avisos, palavras de enceramento, agradecimento e bênção por Dom Eraldo.
–
Texto – Maria Joseny: Pascom Diocesana
Fotos: Lanerson Souza