“Irmãos e irmãs, decidi convocar para toda a Igreja, no próximo dia 7 de setembro, véspera da Natividade de Maria, Rainha da Paz, um dia de jejum e de oração pela paz na Síria, no Oriente Médio, e no mundo inteiro”, disse o Papa Francisco na oração do Ângelus que presidiu em 1º de setembro.
Com esta exortação a Diocese de Patos, porção do povo de Deus se une em comunhão com o Sumo Pontífice nesta Vigília intercedendo pelo fruto do Espirito Santo, o dom da Paz assim como em Roma nossos olhares e preocupações se voltam para o Oriente com a possibilidade da guerra e se compraz num gesto concreto, expressão de nossa Fé.
Durante toda a semana o Papa Francisco expressou em sua conta no twitter o anseio de rezarmos pela Paz e por uma não intervenção bélica na Síria convidando a Igreja no mundo inteiro a dedicar suas orações e jejuns neste sentido.
Em nossa Diocese esta Vigília deverá obedecer a exortação do Papa respeitando as iniciativas próprias de cada comunidade e o calendário de eventos de cada paróquia.
Contudo segundo o Excelentíssimo e Reverendíssimo Pe José Ronaldo Marques Vigário Geral da Diocese, respondendo pelo governo da Diocese devido a viagem a Roma do Excelentíssimo e Reverendíssimo Dom Eraldo Bispo da Silva não podemos jamais sermos insensíveis perante a iminência de um ataque por parte dos EUA à Síria.
Disse ainda o Vigário Geral da Diocese: “O cristão deva necessariamente ser um promotor da Paz condenando qualquer ato contrário aos direitos humanos, da defesa da vida propagando a cultura da Paz e da Vida em qualquer circunstância com profetismo testemunhando a Fé em Jesus Cristo, Príncipe da Paz”.
Carlos Silva – Pascom Diocesana