DIOCESE
DE PATOS

Diocese de Patos realiza com sucesso encontro com a imprensa

Dando prosseguimento às comemorações dos 60 anos da Diocese de Patos, aconteceu na manhã da sexta-feira, dia 25 de janeiro, no salão da Catedral Nossa Senhora da Guia, um importante encontro do Bispo diocesano, Dom Eraldo Bispo da Silva, com diversos representantes da imprensa local e da Pastoral da Comunicação. O evento contou ainda com a presença e efetiva participação de diversos padres que integram a Comissão Organizadora das atividades e celebrações comemorativas, além dos Padres Joácio Nóbrega, Pároco da Catedral Nossa Senhora da Guia e o Padre Jair Tomasella, diretor da Rádio Espinharas de Patos.

Após as saudações iniciais e acolhida aos participantes, aconteceu a composição da Mesa formada pelo Bispo dom Eraldo, pelo Padre Espedito Caetano, Coordenador Diocesano de Pastoral, e pelo Padre Elias Ramalho, Pároco de Santa Luzia e integrante da Coordenação dos 60 anos da Diocese.

Usando da Palavra, o padre Elias Ramalho apresentou uma síntese da trajetória histórica da Diocese de Patos, cuidadosamente preparada pelo Padre Rodrigo Trindade, Chanceler da Cúria Diocesana. Entre os importantes aspectos históricos, consta que a Diocese de Patos foi criada em 27 de Janeiro de 1959 pela Bula “Quandoquidem Deus” do Papa São João XXIII e que a mesma fora solenemente instalada no dia 12 de julho do referido ano, pelo Senhor Núncio Apostólico no Brasil Dom Armando Lombardi.

Atualmente, a Diocese de Patos conta com um total de 39 Paróquias distribuídas em 07 Foranias. Conta ainda com 50 sacerdotes, 07 Diáconos Permanentes, três Congregações Religiosas Femininas, numerosos seminaristas e uma grande diversidade de Pastorais, Movimentos e Serviços nos quais uma infinidade de Leigos e Leigas exercem suas vocações dando dinamicidade à vida cotidiana e evangelizadora da Diocese.

O Padre Espedito Caetano, explicou aos participantes o processo de construção e o significado da Marca criada para as Comemorações dos 60 anos da Diocese de Patos, considerando os aspectos culturais, religiosos e geográficos. Nela, pode-se observar a presença de Jesus, o missionário do Pai, como o “Sol Oriente” referenciado pelos elementos indispensáveis na Missão: a Cruz e a Palavra. Maria, a Mãe da Guia, Estrela da Evangelização, padroeira da Diocese, atenta para nada faltar dizendo a todos: “Fazei tudo o que Ele vos disser”(Jo 2, 1-11). Pode-se observar ainda na marca a diversidade do seu Povo, Missionários e Missionárias de uma Igreja em Saída, tendo o território da Diocese como espaço prioritário de Missão.

Ao usar da Palavra, Dom Eraldo agradeceu enfaticamente a numerosa presença dos representantes da Imprensa e de todas as Forças Vivas que contribuíram solidariamente na organização do Evento. Em sua catequese, ele destacou o indispensável papel dos meios de comunicação, que através dos seus agentes devem sempre estar pautados em princípios éticos, a serviço da Verdade e da Vida.

Dom Eraldo fez memória a todas as pessoas, pastorais, serviços e movimentos que contribuíram, ao longo dos 60 anos, para a estruturação e consolidação da Diocese de Patos, dando-lhe condições de ser um instrumento de Evangelização, levando a Palavra e o testemunho de Cristo às mais diversas realidades e periferias humanas e geográficas. Dom Eraldo destacou emocionado o papel que tiveram os Bispos que o antecederam: Dom Expedito Eduardo de Oliveira, Dom Gerardo de Andrade Pontes e Dom Manoel dos Reis de Farias, cada um enfrentando e superando os desafios do seu tempo.

Dom Eraldo concluiu sua fala apontando os passos que se seguem até a grande Celebração de encerramento dos 60 anos, que ocorrerá no próximo dia 14 de Julho, com a presença do Núncio Apostólico.

Ele antecipou convite aos presentes para um outro momento de diálogo, no Dia Mundial das Comunicações, quando serão atualizadas as informações relativas aos eventos Celebrativos.

Dom Eraldo concluiu o evento com uma concorrida Entrevista Coletiva e uma Mesa da Partilha de Alimentos entre todos.

Texto e Fotos: Pascom Diocesana

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS