Aconteceu nos dias 06 e 07 de maio, sexta e sábado, uma Assembleia com cerca de 70 representantes de Pastorais, Movimentos e Serviços que integram o Setor Social da Diocese de Patos. O evento foi realizado no Centro de Treinamento da Diocese, situado ao lado da igreja Santo Antônio, em Patos. A Assembleia teve como objetivo avaliar a caminhada a partir do Plano Diocesano de Pastoral, à luz da Palavra de Deus e da Bula lançada pelo Papa Francisco, intitulada Misericordiae Vultus que significa O Rosto da Misericórdia.
Na noite da sexta-feira, após a acolhida e oração inicial, o Bispo Dom Eraldo dirigiu uma palavra aos participantes e destacou a importância do encontro dessas Forças Vivas situadas na Diocese de Patos. Ele destacou ainda que a Assembleia ganhou maior importância nesse Ano da Misericórdia, que relembra o modo de agir de Deus para com a humanidade, desde os primórdios da nossa história.
O Padre Elias Ramalho, conduziu a reflexão a partir da Bula de Proclamação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia. Com a assembleia dos participantes, Padre Elia aprofundou os principais pontos do documento e enfatizou que misericórdia não é dar o que nos sobra a quem precisa, mas é dar de nós mesmos ao outro, mesmo àquele a quem a sociedade julga não ser merecedor de misericórdia.
Além da profunda reflexão realizada em plenário, os participantes tiveram ainda a oportunidade de refletir sobre o assunto, em vários grupos de discussões
Na tarde do dia 07, Padre João Saturnino de Oliveira, Coordenado do Setor Pastoral Social, conduziu os encaminhamentos apontados para o cumprimento do Plano de Pastoral Diocesano.
Às 16h, os participantes da Assembleia e membros da comunidade reuniram-se em frente à Igreja de Nossa Senhora da Conceição, de onde seguiram em caminhada até a Catedral de Nossa Senhora da Guia. No Local, todos(as) passaram pela Porta da Misericórdia e participaram da Solene Missa de Encerramento presidida por Dom Eraldo e concelebrada pelos Padres José Ronaldo Marques e Padre João Saturnino de Oliveira.
–
Texto: José de Anchieta (Pascom Diocesana)