Pesquisar
Close this search box.

DIOCESE
DE PATOS

Diocese de Patos realiza abertura oficial do Sínodo dos Bispos

Na manhã deste Domingo, 17, na Catedral de Nossa Senhora da Guia, o Bispo diocesano de Patos (PB), Dom Eraldo Bispo da Silva, realizou a abertura oficial do Sínodo convocado pelo Papa Francisco, que tem como tema “Por uma Igreja Sinodal – Comunhão, Participação e Missão e que seguirá um processo de consultas no âmbito diocesano, culminando com a assembleia dos Bispos, em 2023.

“A finalidade do Sínodo é fazer com que as pessoas caminhem juntas”, disse Dom Eraldo, fazendo alusão ao cartaz oficial da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos. Dom Eraldo, disse ainda que Jesus é o sol que ilumina a comunidade, a Igreja, para que esta caminhe em unidade.

Ao final da Celebração, Dom Eraldo fez a leitura da carta convite para o Sínodo, que foi encaminhada para todas as paróquias da Diocese de Patos. Nela, o Bispo convoca todas as forças eclesiais a abraçarem esse processo sinodal, tendo em vista o crescimento da ação evangelizadora da Igreja. “Diante dos grandes desafios, transformações e mudanças de época, somos convocados como Igreja de Deus, a vivenciar um rico e necessário processo sinodal de escuta, diálogo e revisão do nosso caminhar, tendo como fonte primeira a nossa identidade trinitária, exemplo de perfeita comunhão”, disse Dom Eraldo, durante a leitura da carta.

Dom Eraldo, enfatizou ainda a necessidade da escuta, neste processo sinodal, aspecto fortemente considerado pelo Papa Francisco, na abertura universal do Sínodo, que aconteceu nos dias 09 e 10 de outubro, em Roma. “Como estamos quanto à escuta? Como está ‘o ouvido’ do nosso coração? Permitimos que as pessoas se expressem?”, questionou o Papa, na ocasião.

Todas as Paróquias da Diocese, realizaram em suas celebrações dominicais deste fim de semana, a abertura do Sínodo, apresentando o cartaz oficial e a carta enviada por Dom Eraldo, a todo o povo de Deus.

Maurício Lucena – Pascom Diocesana

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS