DIOCESE
DE PATOS

Diocese de Patos realiza 2ª noite de conferência no Congresso Diocesano de Liturgia

Dando continuidade às Conferências Temáticas do Congresso Diocesano de Liturgia, cerca de 300  pessoas se fizeram presentes, na noite de ontem, no Ginásio de Esportes do Colégio Cristo Rei.

Após um belo momento de oração, conduzido por uma equipe da Oficina do Ofício Divino, o Padre Alixandre Soares (Paróquia de Santo Antônio), Coordenou os trabalhos do evento com a composição da mesa para a abertura dos trabalhos, convidando o Bispo Diocesano, Dom Eraldo, Dom Egídio Bisol ( Conferencista da noite) , Padre Joaquim Cavalcante ( Conferencista da noite), A Senhora Recirleide( Comissão Diocesana de Liturgia), Padre João Batista ( Clero Diocesano), Irmã Socorro – Missionária Carmelita ( religiosas), Tânia Monteiro ( Conferencista), Tatiana – Obra Nova ( Novas Comunidades) e  Antônio e Maria José – Pastoral Familiar ( Coordenação Diocesana de Pastoral).

O Bispo Diocesano fez uso da palavra motivando todos os Congressistas para bem viver este momento formativo.

Em seguida, Dom Egídio Bisol, 1º Conferencista da noite , desenvolveu a temática : A Sacrosanctum Concilium nos Documento Latino americanos: Medellin a Santo Domingos.

Em sua explanação, Dom Egídio  convidou a todos a mergulhar no Mistério Pascal: “ Vamos preencher pela força Salvadora do Mistério  Pascal de  Cristo em nossa vida, o SER de Jesus ( pensamentos, desejos e vontades), tornarmos parecidos com ele pelo serviço e pela partilha.”

“O mundo precisa fazer Páscoa, fazer ecoar a Palavra de Deus no coração do povo”, disse.

No segundo momento, o Padre Joaquim Cavalcante  fez uma explanação sobre sacrosanctum Concilium  no Documento de  Aparecida.

Em sua abordagem , o conferencista  falou que a Conferência de Aparecida  foi  uma oportunidade de  enriquecimento litúrgico  com reflexões ritualizadas e celebradas. Elencou 7 pontos  importante para um verdadeiro Encontro Pessoal e Comunitário com Cristo ( ele é uma pessoa  que dar um novo horizonte a vida dos discípulos missionários) . Este encontro acontece: Nas Sagradas Escrituras, na Igreja, na Liturgia, no Sacramento de Reconciliação, na Comunidade, na Oração pessoal e comunitária e na Contemplação à  Virgem Maria, aos Mártires e os Apóstolos .

Ainda exortou a todos para cultivar a santidade ética tão necessária para uma autêntica vida Cristã . Disse.

Após a explanação dos Conferencistas o evento foi encerrado com a Bênção Final  pelo Bispo Dom Eraldo.

Assista a entrevista com Dom Egidio Bisol refletindo sobre o tema da conferência:

Matéria : Maria Joseny (Josa)

Fotos e vídeo: Glauber Alves

– Pascom Dicoesana

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS