Pesquisar
Close this search box.

DIOCESE
DE PATOS

Diocese de Patos promove encontro formativo para celebrar 29 anos da implantação diocesana da Pastoral do Dízimo

Neste ano de 2024, a Diocese de Patos está celebrando 29 anos desde que Pastoral do Dízimo foi implantada em todo o território diocesano. Para tal comemoração, a mobilização para a Semana Missionária do Dízimo, que acontecerá de 21 a 27 de julho, já começou.

Na manhã deste sábado (6), foi promovido um encontro com agentes coordenadores das pastorais do Dízimo das paróquias, no salão São Paulo, ao lado da Catedral de Nossa Senhora da Guia, em Patos. A formação foi assessorada pelo parte José Ronaldo Marques, pároco da Paróquia Santo Antônio de Piancó (PB).

“Neste encontro, nós avaliamos a dimensão do Dízimo em nossas comunidades e, em seguida, fizemos um aprofundamento à luz do documento 106 da CNBB que trata sobre o Dízimo a partir dos fundamentos bíblicos e suas quatro dimensões”, explicou o padre José Ronaldo.

O Dízimo, segundo o documento 106, possui quatro dimensões, ou seja, os elementos que constituem o próprio dízimo, a sua essência, e sua razão de ser: 1. Religiosa que a é a relação que o dízimo estabelece entre a criatura e o Criador, sendo um ato de reconhecimento, de gratidão para com Deus; 2. Caritativa, nos lembrando que todo cristão é chamado a viver o amor para com os irmãos, amor que se expressa também através de gestos de partilha. O dízimo é partilha dos dons e dos bens; 3. Eclesial, que significa que o dízimo expressa a nossa pertença à igreja. A igreja é a família dos filhos de Deus. Nela fomos inseridos pelo batismo; 4. Missionária, que significa que através do dízimo, o cristão participa da ação evangelizadora da igreja. A evangelização é dever de todo cristão e a contribuição do dízimo ajuda a igreja a realizar a sua missão.

O encontro deste sábado contou com a presença de Dom Eraldo Bispo da Silva, que dirigiu uma palavra aos presentes.

Durante todo o mês de julho, tradicionalmente a Diocese de Patos promove em todas as missas, nas paróquias e capelas da diocese, uma catequese dizimal ao final de cada celebração.

Por Pascom Diocesana.

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS