DIOCESE
DE PATOS

Diocese de Patos lança Campanha de Conscientização sobre o Voto

A Diocese de Patos lançou na tarde desta sexta 22, a Campanha “VOTO NÃO TEM PREÇO, TEM CONSEQUÊNCIA”. Às 16 horas, O Bispo Dom Eraldo, Padres, representantes de Pastorais, Movimentos Religiosos, Associações Comunitárias, Sindicatos, Autoridades Judiciárias, Lideranças Políticas de Patos e de outros municípios, cidadãos e Cidadãs se concentraram na Praça do Colégio Pedro Aleixo.
Após acolhida e motivação sobre a Campanha, aconteceu uma caminhada até a Praça Getúlio Vargas. Durante a caminhada a população foi sendo informada sobre os reais objetivos da Campanha.
Na Praça Getúlio Vargas Dom Eraldo usou da Palavra para encorajar aos presentes sobre a necessidade de se fazer do processo eleitoral um exercício pleno da Cidadania, onde as propostas em favor da vida do povo e das pessoas mais necessitadas sejam o centro da Campanha Eleitoral. Ele esclareceu que a necessidade do exercício da Política como serviço nasce do próprio Evangelho, da Doutrina Social da Igreja e dos apelos do Papa Francisco.
Dom Eraldo apelou para que os eleitores e lideranças políticas não transformem o exercício da política e as eleições num mero balcão de negócios, mas que sejam oportunidades de se praticar o bem e contribuir efetivamente para melhorar a vida do povo, através de políticas públicas adequadas às carências da população.
Dom Eraldo esclareceu que a igreja não indica candidatos ou candidatas, mas oferece orientações para que através do voto consciente se possa eleger lideranças capazes de trabalhar com honestidade e competência administrativa, em favor da vida.
O Padre João Saturnino, Vigário Geral da Diocese, esclareceu que serão realizadas várias atividades durante o processo eleitoral. Entre elas a capacitação de formadores para trabalhar o material produzido pela Diocese e plenárias nas comunidades e Paróquias para estudos e debates sobre as eleições.
Padre João Afirmou ainda que um dos sonhos da Diocese é implantar comitês permanentes da Lei 98.40 que combate a compra de votos e o uso da máquina administrativa durante os períodos eleitorais.
Ao encerrar a atividade Dom Eraldo Agradeceu a todas as pessoas presentes, aos organizadores do evento e decretou lançada a Campanha “VOTO NÃO TEM PREÇO, TEM CONSEQUÊNCIAS” para toda Diocese de Patos.

Texto:
José de Anchieta de Assis
Fotos: Wiviane Felix

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS