DIOCESE
DE PATOS

Diocese de Patos comemora o Dia do Catequista

Cerca de 700 catequistas, de várias paróquias da Diocese de Patos, participaram na manhã deste sábado, 24 de agosto, de importante evento no ginásio de esportes do Colégio Cristo Rei, em Patos. O evento teve como objetivo, comemorar o Dia do Catequista, cuja data é 25 de agosto.

Em recente mensagem dirigida a todos os catequistas do Brasil, Dom José Antônio Peruzzo, presidente da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), parabenizou a todas as pessoas que se dedicam ao trabalho da catequese e destacou: “sem a atuação catequética, a fé em Jesus Cristo seria quase que apenas uma ideia.” Ele acrescentou: “ O dia do catequista tem o significado de gratidão e esperança. Gratidão pelo amor e gratuidade dedicados a anunciar a pessoa de Jesus Cristo. Esperança, porque enquanto pudermos contar com catequistas, o anúncio terá também a marca da ternura”.

Para comemorar a data na diocese de Patos, a programação foi bastante diversificada. Aconteceu uma importante palestra com o padre Daniel Leite, Pároco da paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em São Mamede, depoimentos de catequistas, sorteios e celebração da Santa Missa, presidida pelo bispo diocesano, Dom Eraldo Bispo da Silva.

Durante o evento e a celebração da Santa Missa estiveram presentes também os padres, Adailton Pedro da Silva, Antônio Evandro, Erivaldo Alves Ferreira, José Joácio da Nóbrega, João Saturnino de Oliveira e o padre Dartagman Norberto Pereira, Coordenador Diocesano de Catequese.

Em sua homilia, Dom Eraldo ressaltou a importância do trabalho da catequese na diocese e lembrou a necessidade de uma formação permanente e adequada dos catequistas: “ a catequese deve ser viva, criativa e não engessada por metodologias prontas. A palavra tem que ser plantada, germinar e dar bons frutos. Os Catequistas devem ter formação adequada e permanente para transmitir com segurança e convicção os ensinamentos de Jesus Cristo e de sua Igreja,” disse Dom Eraldo.

O Padre Dartagman falou da grande responsabilidade em assumir o trabalho de coordenação e animação da Catequese na Diocese. Ele mostrou-se confiante e esperançoso para dar continuidade , dinamizar e fortalecer o trabalho catequético na diocese de Patos.

Texto e Fotos: Pascom Diocesana

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS