Pesquisar
Close this search box.

DIOCESE
DE PATOS

Diocese de Patos celebrou Festa Corpus Christi

A Diocese de Patos celebrou nesta quinta feira, ( 19),  a grande Festa de Corpus Christi, durante todo o dia , com celebração da Santa Missa e adoração ao Santíssimo Sacramento.

Na Forania Espinharas,  as Paróquias da Cidade de Patos, celebraram a grande Festa da Eucaristia,às 17h, com Missa Solene,  presidida por Dom Eraldo, Bispo Diocesano, na Matriz de Nossa Senhora de Fátima com a presença de Padres , Diáconos , Seminaristas, Religiosas e uma multidão de fiéis.
Em sua Homilia, Dom Eraldo enfatizou: Meus irmãos e minhas irmãs,  não há Banquete mais sublime que a Santíssima Eucaristia. “Nesta Homilia não vou falar coisas novas mas recordar o que já foi dito por Deus na Mesa da Palavra”. Somos convidados a renovar e aquecer o amor a Santíssima Eucaristia; a sentar-se como Igreja,  a  mesa da partilha e da fraternidade.
A relação da Igreja com a Eucaristia é intrínseca, é relação de fidelidade, de Amor Esponsal.
Meus queridos irmãos e irmãs o que dizer da Eucaristia num mundo tão marcado pela falta de partilha, solidariedade.
A Eucaristia é o pão repartido, vida doada. A Partilha nos enriquece, nos enobrece, mas infelizmente ainda temos muito medo de partilhar…
O esbanjamento do dinheiro público não combina com a Eucaristia, o enriquecimento de alguns  à custa do empobrecimento de outros é um grande pecado.
Já dizia São João Paulo II: “Ricos cada vez mais ricos à custa de Pobres cada vez mais pobres…”
Celebrar a Eucaristia, Adorar o Santíssimo Sacramento é dizer que a vida seja hóstia quebrada para vida do mundo, Pão que se reparte para a vida do mundo.
Saíamos daqui com uma consciência nova sobre o que rezamos e celebramos na eucaristia. Vamos comungar com a consciência clara do que comungamos, pois Jesus na Eucaristia me motiva, me anima a partilhar, a aliviar as dores e sofrimentos na mesa dos pobres. É este o gesto concreto que vamos fazer daqui a alguns instantes no ofertório trazendo para a mesa da partilha um quilo  de alimento como sugerimos durante a preparação para este grande momento que hoje celebramos.  Disse.
Após a Celebração, O Santíssimo Sacramento, foi conduzido em Procissão às principais ruas de nossa cidade em direção a Igreja Catedral de Nossa Senhora da Guia.
Jesus apresenta-se como presença pública e real no  Santíssimo Sacramento.
Durante o translado, chamou atenção,  o gesto de humildade do nosso Pastor Diocesano, entregando Jesus para ser conduzido pelos padres que estavam presentes na grandiosa procissão.
Na Catedral, O Santíssimo Sacramento foi acolhido por um grupo de lideranças da paróquia, formando assim um grande corredor luminoso e um tapete com símbolos eucarístico até o altar onde foi proferida a Bênção do Santíssimo Sacramento por Dom Eraldo.
Matéria: Maria Joseny ( Josa)
Fotos: Carlos Silva
Pascom Diocesana

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS