DIOCESE
DE PATOS

Diocese de Patos celebra o Dia do Idoso e abertura da Campanha Outubro Rosa

Comemora-se no dia primeiro de outubro, em vários partes do mundo, o Dia Internacional do Idoso. A data foi instituída em 1991, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de se proteger e cuidar da população mais idosa.

 O Dia do Idoso na diocese de Patos foi marcado por uma bonita e participativa Celebração Eucarística, na Catedral de Nossa Senhora da Guia, em Patos. A celebração que ocorreu às 10 horas da manhã foi presidida por Dom Eraldo Bispo da Silva, bispo diocesano, e concelebrada pelo padre Joácio da Nóbrega. Na ocasião, foi também celebrada a abertura da campanha “Outubro Rosa”, que tem como objetivo a prevenção do Câncer de mama que atinge e leva a morte milhares de mulheres anualmente no Brasil. Dezenas de fiéis, representantes de pastorais, representantes das secretarias municipal da Saúde, da Ação Social e da Mulher , além do prefeito Bonifácio Rocha participaram da solenidade.

Em sua homilia, dom Eraldo lembrou inicialmente que a Igreja Católica, através das suas diversas pastorais, procura cuidar da pessoa humana em suas diversas fazes da vida, que vai desde o nascimento até os últimos dias, na velhice. Ele reconheceu que o trabalho voluntário das pessoas é uma missão que move diariamente a igreja. Lembrando citação do papa Paulo VI, Dom Eraldo enfatizou que “quem não vive para Servir, não serve para viver”. E acrescentou: Servir em tempos de bonança é muito fácil. O grande desafio é servir em tempos e em situações difíceis como na velhice, onde o ser humano vai perdendo todas as suas capacidades, para voltar como criança aos de Deus.”

 Em outro trecho de sua homilia, Dom Eraldo enfatizou que praticar o Bem é uma tarefa universal, de todas as pessoas de Bom Coração, independente do credo religioso ou de grupo político.

Concluindo a sua reflexão, Dom Eraldo apelou ao prefeito constitucional de Patos e aos representantes da Câmara de Vereadores, empenho para a implantação e efetivação do Conselho Municipal da Pessoa Idosa.

Antes do encerramento da celebração, Dom Eraldo Facultou a palavra à Coordenação da Pastoral da Pessoa Idosa, aos representantes da prefeitura de Patos e ao Grupo de Mulheres Viva a Vida. Todas as representações destacaram a importância da Celebração Eucarística realizada e do fortalecimento das parcerias para que sejam implementadas ações e políticas públicas adequadas a uma vida humana digna. José de Anchieta de Assis

 

José de Anchieta de Assis – Pascom Diocesana

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS