Pesquisar
Close this search box.

DIOCESE
DE PATOS

Diocese de Patos abre oficialmente a Semana da Família

Aconteceu no início da noite deste sábado, 11 de agosto, a solenidade de abertura da Semana Nacional na Família, na Diocese de Patos. O evento teve início na Igreja de Santo Antônio, onde representantes de diversas pastorais, movimentos religiosos, diáconos, seminaristas, padres e fiéis se concentraram ao final da tarde.

Às 18 horas, o Padre Evandro Romero, Vigário responsável em acompanhar a Pastoral Familiar na Diocese de Patos, fez uma motivação inicial sobre a semana que neste ano tem como Tema: O Evangelho da Família, alegria para o mundo”. Em seguida, aconteceu uma caminhada em direção à Catedral de Nossa Senhora da Guia, com Cânticos e Louvores, além de paradas para orações e meditações sobre o tema e as realidades enfrentadas pelas famílias nos dias de hoje.

Às 19h, aconteceu a Celebração Eucarística presidida pelo bispo diocesano, Dom Eraldo Bispo da Silva e concelebrada pelos padres João Batista, Vigário Forâneo. Padre Evandro Romero e Padre Joácio Nóbrega. Em sua Homilia, Dom Eraldo destacou que a grande vocação da família é a busca da Santidade. Lembrando o Papa Francisco, Dom Eraldo destacou que a Santidade é construída não apenas por feitos extraordinários, mas por ações simples e concretas no dia-a-dia de cada um quando se procura praticar o bem, nas nossas casas, no trabalho, nas ruas e comunidades, ou em qualquer espaço de convívio humano.

Entre os grandes desafios enfrentados pela família atualmente, Dom Eraldo destacou que o individualismo dificulta e enfraquece a vida comunitária. Ele destacou também que o chamado Secularismo alimenta a falsa ideia de que o ser humano, por si só, é capaz de resolver todos os problemas, sem a presença de Deus. Um outro grande desafio levantado por Dom Eraldo, foi a ameaça da legalização do aborto e as demais ameaças concretas à vida, a exemplo da pena de morte, condenada pelo papa Francisco e por toda a Igreja.

O bispo diocesano convocou a todas as famílias a vivenciarem a Semana Nacional da Família, que se estende até o próximo dia 18 de agosto, participando dos diversos círculos bíblicos nas residências, comunidades, ruas e áreas de missão.

Ao final, Dom Eraldo agradeceu o empenho da Coordenação Diocesana da Pastoral Familiar, que tem se dedicado incansavelmente à missão de ampliar e fortalecer essa pastoral na diocese e assim melhor evangelizar, levando a Boa Nova de Jesus a todas as famílias.

Texto: José de Anchieta de Assis – Pascom Diocesana

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS