O Dia da Consciência Negra, celebrado neste domingo, 20 de novembro, não serve apenas para nos lembrar da relevância do povo africano na construção da sociedade brasileira, serve para nos alertar sobre os casos persistentes de racismo. O preconceito não dá trégua e ainda atinge muitos na nossa sociedade.
Representantes da Ação Social Diocesana de Patos (ASDP), participaram das comemorações, na manhã deste domingo, nas comunidades de Aracati/Chã e Serra Feia, município de Cacimbas-PB. O evento iniciou as 9h na Associação Comunitária de Chã e contou com a participação de 90 pessoas da região.
Para relembrar a importância deste dia, as comunidades quilombolas acompanhadas pela ASDP, participaram de uma acolhida aos visitantes, a celebração da palavra do Bispo Dom Eraldo Bispo da Silva, apresentações culturais, desfile da garota e garoto quilombola, jogo de futebol, bingo e a noite foi animada com muito forró pé de serra.
A data que lembra o assassinato do líder negro Zumbi dos Palmares em 1695, é um momento de reflexão sobre a situação do negro no Brasil e as desigualdades raciais no país, que tanto precisam avançar, para todos tenham os mesmos direitos e oportunidades.
–
Fonte: asdppb.org