Dia dos Fiéis Defuntos (Finados)

“A vida dos justos está nas mãos de Deus, e nenhum tormento os atingirá” (Sb 3, 1).

É diante da morte que o enigma da condição humana atinge seu ponto mais alto (CIC -1006), com base nessa afirmação somos convidados a refletir sobre o sentido da “Morte”, vista sob a ótica da Fé em Cristo, Senhor da Vida, Vencedor da Morte!

Por isso a Liturgia da Igreja reserva para o dia 02 de novembro, a reflexão sobre esse mistério insondável que é a morte, trazendo tal tema iluminado pela luz do Cristo Ressuscitado.

Não celebramos a morte ou cultuamos aqueles que já nos precedem na Jerusalém Celeste, a casa do Pai, do contrário fazemos memória de todos os nossos entes queridos  que tiveram em nossas vidas espaços reservados de carinho, de afeto e amor.

Queremos com esta celebração enraizar nossa Fé no Cristo Ressuscitado, garantia de nossa própria Ressurreição, fundamento e princípio de nossa Fé.

Ao evidenciar a morte ou o dia dos fiéis defuntos o fazemos, sobretudo lembrando nossa brevidade terrena, de que não somos seres humanos fazendo uma experiência espiritual, mas antes somos seres espirituais fazendo uma experiência humana e, portanto passageira, efêmera.

Ao participarmos da Santa Missa, acendermos nossas velas ou visitarmos os Cemitérios devemos ter em mente que a morte não é o fim mas apenas o início de uma nova Vida, plena , perfeita, absoluta e que só se encontra em Deus.

 

Programação de Missas nos Cemitérios: Santo Antonio, São Miguel e  São Judas

Santo Antonio: Missas as 6h e 17h (Cemitério que pertence ao espaço geográfico da Paróquia de São Pedro).

São Miguel: Missas as 6h, 7h30, 9h, 11h, 15h e 17h (Cemitério que pertence ao espaço geográfico da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima).

 

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS