Pesquisar
Close this search box.

DIOCESE
DE PATOS

Despedida do Pe. Albany em Malta

Após exatos dois anos à frente da paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Malta, Padre Albany Barreiro celebra pela última vez como pároco da cidade.

O domingo, dia 30 de janeiro, marcou a despedida do Padre Albany da paróquia de Malta. As missas celebradas às 8h e às 19h contou com homenagens e despedidas em tom de saudade daquele que coordenou os trabalhos pastorais ao longo dos últimos dois anos.

Sendo empossado na noite do dia 08 de fevereiro do ano de 2020, em celebração presidida pelo Bispo diocesano D. Eraldo Bispo da Silva, o Padre Albany de Sousa Barreiro foi o sétimo padre a tomar posse na Paróquia de Malta, sucedendo os padres: Levi (em memória), Francisco (em memória), Côn. Acácio Cartaxo (em memória), Gildomar Candeia, Maurício Sandro e o Padre Evandro Romero.

Ao longo do seu tempo de missão na comunidade, inúmeras foram as dificuldades enfrentadas pelo padre, sobretudo com o início da pandemia do novo Corona vírus, que exigiu da população o afastamento das missas presenciais nas igrejas em todo o mundo. Seu desafio desde então foi avivar o ânimo dos paroquianos, manter acesa a chama do evangelho na comunidade em um tempo tão difícil e incerto, como também, fomentar e impulsionar a missão evangelizadora no coração de cada um.

Os cuidados que o surto da doença impôs fez com que os trabalhos presenciais das pastorais também fossem interrompidos, as festividades adiadas e até alteradas as suas formas. Porém nunca paralisados em oração. Um momento difícil para todos, mas que sempre teve a compreensão e o cuidado do pastor da igreja com seus paroquianos. Padre Albany soube tranquilizar os membros e entender a prudência que o momento necessitava.

O tempo foi curto mas de muito aprendizado. Deixa a paróquia de Malta com a marca de um pároco comprometido com o zelo pelo templo e pelo povo. E embora não houvesse tempo para realizar um trabalho administrativo e financeiro como almejava e sonhava, ao pouco que foi buscado, foi conseguido com muita ajuda da comunidade.

O povo de Malta externa os agradecimentos ao Padre Albany, confiando-o a Nossa Senhora da Conceição e desejando muita saúde, discernimento e força na vocação sacerdotal a ele confiada. E como dizia o saudoso Padre Acácio sobre a vocação: “O chamado é de Deus, mas quem sustenta o sacerdote é Nossa Senhora”, assim, o povo de Malta confia que a Imaculada Conceição o ampare sempre com seu manto protetor, guiando seus passos e iluminando seu caminho por onde quer que vá.

Texto: Humberto Sousa
Pascom – Malta

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS