Pesquisar
Close this search box.

DIOCESE
DE PATOS

Dedicação da Catedral

No último dia 07 de agosto foi celebrada a Solenidade do Aniversário de Dedicação da Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Guia. O Padre José Ronaldo, administrador diocesano, presidiu a Celebração Eucarística com a presença de vários paroquianos e fiéis de outras paróquias. Esta data faz memória daquele dia 07 de agosto de 2009 quando, após uma grande reforma realizada naquela igreja e, por ocasião das comemorações do Jubileu Áureo da Diocese de Patos, Dom Manoel dos Reis de Farias, então bispo diocesano, presidiu a Celebração Eucarística de Dedicação da Catedral. Nesta ocasião foram aspergidos, abençoados, ungidos, incensados e iluminados o altar e as paredes da igreja. Sob o novo altar, conforme antiquíssimo costume cristão, foi também colocada uma relíquia de Santa Terezinha do Menino Jesus, padroeira das missões. Nesta noite, além de todo o clero diocesano de Patos, esteve presente o Senhor Bispo Diocesano de Cajazeiras, Dom José Gonzáles Alonso, que viera para conduzir o 1º Congresso Eucarístico Diocesano.

Dedicar uma igreja é o ato de oferecer e consagrar o templo como um espaço sagrado para o culto a Deus. O aniversário de dedicação relembra, junto com a consagração do templo de pedra, a nossa con-sagração pessoal no dia do batismo como templo santo dedicado à habitação do Senhor.

A Catedral é a igreja do bispo, que de sua cátedra preside a assembleia dos fiéis de sua diocese. Por isso, no dia do aniversário da dedicação celebra-se a liturgia em grau de solenidade na Catedral e, na diocese, em grau de festa usando cor branca.

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS