Coordenação diocesana de catequese inicia análises de situação nas foranias

Com a finalidade de escutar catequistas e padres, a coordenação diocesana, na pessoa do Padre Elson Brasil (coordenador diocesano de catequese), está visitando as foranias da Diocese de Patos-PB para conhecer as realidades catequéticas das paróquias e comunidades. De acordo com Diretório Geral para a Catequese, n. 417, Entre as suas atribuições, “a Coordenação diocesana de catequese se preocupará em analisar a situação, coordenar com toda a pastoral diocesana, elaborar o projeto de catequese e o seu programa operacional, e empenhar-se na formação de catequistas” (Diretório Geral para a Catequese, n. 417).

A proposta de análise de situação foi apresentada e aprovada na última Assembleia Diocesana de Pastoral. “Na organização da atividade da catequese, a coordenação começará suas atividades a partir da análise da situação. Essa tomada de consciência da realidade diz respeito aos aspectos socioculturais e religiosos, tendo em vista uma interpretação pastoral para a inculturação da fé. Essa análise da situação é um primeiro auxílio de caráter informativo, que é oferecido aos catequistas”. (Cf. Diretório Geral para a Catequese, n. 418-19). As contribuições serão levadas em consideração nos futuros encaminhamentos da coordenação diocesana de Catequese.

Os momentos vivenciados ainda têm como finalidade revitalizar as coordenações paroquiais e forâneas de catequese, assim como apresentar um representante de cada forania e um suplente para compor a coordenação diocesana de catequese.

Já foram visitadas as foranias de Malta (09/03) e do Cariri (16/03) e estão agendadas as visitas às foranias das Espinharas (23/03), de Princesa (13/04, pela manhã), de Teixeira (13/04, a tarde), e do Piancó (20/04). Além dos padres, participam do momento o coordenador paroquial de catequese, e um representante de cada modalidade de catequese existente em nas paróquias.

Da redação, com informações do Padre Elson Brasil.

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS