DIOCESE
DE PATOS

Comunidade de Malta celebra Grito dos Excluídos

Aconteceu na manhã do dia 06 de setembro, as comemorações do Grito dos Excluídos no município de Malta. A ideia surgiu em uma reunião da Coordenação Diocesana das Comunidades eclesiais de Base (CEBs) e foi abraçada pela paróquia de Nossa Senhora da Conceição, através do seu pároco, Padre Evandro Romero.

O Grito dos Excluidos, surgiu no Brasil, em 1995, frutos das Semanas Sociais Brasileiras, espaços de reflexão da Igreja Católica sobre os desafios para se superar a pobreza e a miséria no Brasil.

Neste ano de 2018, o tema do grito dos Exluídos foi Vida em Primeiro Lugar! CONCENTRAÇÃO GERA VIOLÊNCIA: CHEGA DE PRIVILÉGIOS.

As comemorações tiveram início com o acolhimento e concentração dos participantes na Praça São Rafael. De lá seguiu uma grande caminhada até a praça central da Cidade, defronte a Igreja Matriz. Animados pela banda Marcial Francisco Marques, os participantes conduziram cartazes e faixas retratando as principais preocupações e desafios atuais, entre eles a violência, o desemprego, a volta da fome, o avanço das drogas, entre outros.

Na praça central, o padre Evandro Romero, Pároco de Malta. fez uma saudação aos participantes e refletiu sobre a realidade atual do Brasil, a partir do Evangelho do dia. Irenaldo Pereira, fez um resgate da história do grito dos excluídos e contextualizou as grandes precupações da atualidade que geram gritos de sofrimento para o povo, sobretudo os mais pobres. Alunos das diversas escolas locais retrataram com arte e dramatizações as grandes preocupações que afligem sobretudo a juventude.

Segundo os organizadores, o sucesso do evento só foi possível devido às parcerias e união de várias Forças Vivas e organizações sociais, como as Patorais da Criança, da Pessoa Idosa, Pastoral Carcerária, Pastoral do Dízimo, Pastoral da Comunicação, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, a Ação Social Diocesana de Patos, a EMATER, Secretarias Municipais de Educação e da Agricultura.

 

Texto: José de Anchieta de Assis

Pascom Diocesana

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS