Pesquisar
Close this search box.

DIOCESE
DE PATOS

Começa a contagem regressiva para o 8º Muticom da CNBB Nordeste 2

Daqui a exatos três meses, agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) que atuam no território da CNBB Nordeste 2 se encontrarão no 8º Mutirão Regional de Comunicação (Muticom). O evento, promovido pela Comissão Regional Pastoral para a Comunicação Social, será realizado em Patos (PB), de 29 a 31 de julho, inspirado pelo tema “Ambiência digital e a cultura do encontro: pensar a comunicação numa sociedade democrática”.

A nova data do Muticom foi apresentada em uma live, no início do mês, pela coordenação da Pascom Nordeste 2 direto da cidade-sede do encontro. Na ocasião, também foi anunciado o dia 29 de maio para a abertura das inscrições que poderá ser feita para participação virtual (R$20) e presencial (R$100).

O 8º Muticom estava previsto para acontecer em julho de 2020, mas, assim como todos os eventos daquele ano, o mutirão também foi adiado por causa da pandemia do coronavírus. Os interessados em participar que já haviam feito as inscrições serão ressarcidos (solicite o reembolso aqui) e precisarão preencher o novo formulário de inscrição.

As vagas serão distribuídas entre as coordenações diocesanas de comunicação, sendo uma para o assessor eclesiástico e duas para agentes. As paróquias da Diocese de Patos, anfitriã do 8º Muticom, poderão inscrever um participante cada. Demais agentes paroquiais e de outras pastorais participarão de forma remota por meio do Centro de Treinamento Diocesano Online (CTDO).

“Como já é tradição em nosso Regional, o Muticom gera unidade e enriquecedoras partilhas, possíveis pelo contato e diálogo entre as dioceses e até outros regionais. Porém, este momento não será possível, ainda, com 100% de participação [presencial], será híbrido. Mas, trazemos a novidade de blocos para não se tornar cansativo para quem acompanhará de casa”, explicou o assessor eclesiástico da Pascom NE2, padre Jerffeson Adelino.

Conferências e oficinas

A programação do 8º Muticom terá início na sexta-feira (29) à noite com a solenidade de abertura, a conferência com o tema principal do encontro e um momento cultural. No sábado (30), pela manhã, o público os presentes participarão de um momento de espiritualidade e os coordenadores diocesanos de uma reunião da Pascom Nordeste 2.

No período da tarde, após a acolhida e oração mariana, será ministrada a conferência “Ambiência digital: impactos e incidências”. Em seguida, serão realizadas as cinco oficinas:

  • O uso das ferramentas para transmissões ao vivo
  • Presença da Igreja nas redes sociais
  • Produção de conteúdos para redes sociais
  • Produção de matérias jornalísticas
  • LGPD na prática da Pastoral da Comunicação

O segundo dia será encerrado com o show do cantor Zé Vicente, a partir das 20h.

O domingo (31) começará com a Santa Missa, às 8h. Logo depois, os participantes assistirão a conferência “Comunicação e sociedade democrática”. Ainda pela manhã, será realizada a última palestra, que terá como tema “O online na vida pastoral da Igreja: os sinais de esperança pós-pandemia”.

O 8º Muticom será finalizado com o anúncio da nova coordenação da Pascom Nordeste 2 e a sede do 9º mutirão.

“O Muticom é de extrema importância para o aperfeiçoamento da comunicação da Igreja Católica com a sociedade e sua ação evangelizadora. A pandemia nos fez adiar o evento e mudar a programação, mas não nos tirou a alegria e o compromisso em participar. A Diocese de Patos acolherá, presencial e virtualmente, os comunicadores de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte”, afirmou a coordenadora Pascom da Diocese de Patos, Maria Joseny.

Visite o site do 8º Muticom: www.muticomne2.org

cnbbne2.org.br

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS