Com Maria, somos peregrinos de Esperança!

Hoje iniciamos o mês de maio, o mês mariano, no qual, como diz o Papa Francisco, “o povo de Deus manifesta de forma particularmente intensa o seu amor e devoção à Virgem Maria” (Carta do Papa Francisco a todos os fieis para o mês de Maio, 2020).

A Diocese de Patos, tradicionalmente, celebra em todas as Paróquias as novenas marianas, momentos de fé e devoção, de alegria e gratidão do povo, que sempre pode contar com a intercessão da mãe de Deus.

Maria nos ensina a peregrinar na Esperança

Em comunhão com a Igreja universal, a Diocese de Patos traz neste mês de maio o tema do Jubileu 2025, “Peregrinos de Esperança”. Confira a apresentação do material enviado à todas as paróquias da Diocese, para a celebração das novenas marianas deste ano.

Caríssimos padres, diáconos, religiosos, agentes de pastorais, fieis leigos, Saudação e paz.

A nossa Igreja particular conserva um belíssimo costume de honrar a Virgem Maria, celebrando com grande devoção e piedade o mês de Maio. De fato, ao proclamarmos a maternidade divina de Maria, reconhecemos que, sendo sempre Virgem e tendo sido concebida sem a culpa do pecado de Adão, foi elevada aos céus de corpo e alma. Por isso, elevar louvores à Santíssima Virgem é reconhecer, antes de tudo, as maravilhas operadas por Deus em favor de de toda a humanidade. O culto que a ela prestamos não quer ser tão somente uma exaltação de sua figura histórica; antes, temos consciência de que toda a sua vida é uma constante elevação do ser humano e da Igreja, dos quais ela é símbolo. Portanto, ela é “saudada como membro eminente e inteiramente singular da Igreja, seu tipo e exemplar perfeitíssimo na fé e na caridade”(Lumem Gentium, 53).

Neste ano de 2024, celebrando a preparaçao do ano jubilar de 2025, meditaremos sobre a temática: “Com Maria, somos peregrinos de Esperança”.

Desejamos que o mês de Maio, especialmente dedicado à Mãe de Deus, seja celebrado com grande fervor e ânimo, sobretudo neste tempo das alegrias pascais, e obtenha valorosos frutos para a nossa vida espiritual. Confiemo-nos, pois, aos cuidados maternos daquela que nos dada por Mãe (cf. Jo 19, 26-27).

Em Cristo Ressuscitado, Comissão Diocesana de Liturgia.

>> O material para as celebrações das novenas (livro) pode ser adquirido em todas as paróquias da Diocese de Patos.

Padre Maurício Lucena, Pascom Diocesana

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS