Pesquisar
Close this search box.

DIOCESE
DE PATOS

CNBB NE2: Assembleia Pastoral discute a doutrina social da Igreja

A 52ª Assembleia Pastoral Regional teve início na noite desta terça-feira, dia 26. Cerca de 160 pessoas entre bispos, padres, religiosos(as) e leigos(as) estão no Convento Ipuarana, cidade de Lagoa Seca, diocese de Campina Grande. O Tema da Assembleia deste ano é “A Igreja a serviço da vida plena para todos”, e o lema: “Eu vim para que todos tenham vida plena” (Jo 10,10).

O tema da assembleia volta as reflexões para a atuação das pastorais sociais e a doutrina social da Igreja. O bispo referencial para as pastorais sociais, o bispo de Pesqueira – PE, Dom José Luis Salles, afirma que é importante debater a atual situação do país. “Diante da crise podemos ser levados ao desânimo, a perca da esperança. E uma assembleia neste momento, com esta temática, nos ajuda a entender melhor o que estamos vivendo e ter reanimada a esperança. A partir daí, temos condições de repensar a crise através do olhar evangélico, da fé e da doutrina social que a Igreja nos propõe. A Igreja já passou já enfrentou tantas crises na humanidade, na sociedade e sempre soube apontar um novo caminho, que fosse melhor para a humanidade”, refletiu.

A Assembleia Pastoral é fundamental para a caminhada pastoral da Igreja, que caminha em unidade. Esta é avaliação do presidente do Regional NE2 e arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido. “Independentemente do tema, é muito importante estarmos juntos. Isso nos congrega, nos fortalece e nos motiva a ter mais sensibilidade pastoral e social”, afirma o arcebispo.

Na programação da assembleia acontecem reflexões sobre a atual conjuntura politico-social do país e a realidade da pastoral social no regional. Além dos momentos de plenária e de grupos de estudo, acontecem momentos de oração, confraternização e celebração da Eucaristia. A 52ª Assembleia Regional acontece até a próxima sexta-feira, dia 29.

Marcia Marques

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS