DIOCESE
DE PATOS

CLERO

Pe. Ronaldo Oliveira dos Santos

Nasceu no dia 22 de setembro de 1993, na cidade de Desterro-PB. Filho de Damião Vicente e Maria da Paz de Oliveira, tem dois irmãos, Rayanne e Ronivaldo. Aos 9 anos de idade, fez catequese e primeira Eucaristia na Paróquia Nossa Senhora do Desterro. Foi coroinha, participou da Pastoral da Juventude, entrou na Pastoral Litúrgica, recebeu o Sacramento da Crisma no ano de 2011, participou do Encontro de Jovens com Cristo em 2012 e, no ano seguinte, 2013, ingressou no Seminário Propedêutico São José em Patos-PB, onde morou por dois anos.

Estudou Filosofia durante três anos (2015-2017) em Campina Grande-PB, no Seminário São João Maria Vianney, onde residiam os seminaristas das Dioceses de Campina Grande, Patos e Guarabira. Fez vestibular para o Curso de Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MINAS) e foi morar em Belo Horizonte-MG no ano de 2018, na Casa de Formação Nossa Senhora da Guia, localizada no Bairro Horto Florestal. Morou por quatro anos mesmo com toda a situação ocasionada pela Pandemia do Covid-19.

No segundo semestre de 2020 e durante todo o ano de 2021, morou com os primeiros seminaristas enviados para cursar Filosofia na PUC Minas, ajudando-os como um “irmão mais velho” a pedido do Bispo e do Reitor da época, Pe. Flávio Mamede. Recebeu o ministério de Leitor no dia 22 de julho de 2021 em sua cidade natal. Em 2022, iniciou seu estágio Pastoral na Paróquia São Sebastião na sede da Diocese e foi acompanhado pelo Pe. Elias Ramalho. Recebeu o ministério de acólito na paróquia de estágio. Recebeu o primeiro grau da Ordem no dia 12 de agosto de 2021, juntamente com o Pe. Maurício Júnior, na Igreja Catedral de Nossa Senhora da Guia, padroeira da Diocese. No dia 16 de dezembro, foi ordenado presbítero em Desterro-PB.

Atualmente, mora na cidade de Tavares-PB e exerce seu ministério pastoral como vigário na Paróquia São Miguel Arcanjo.