Nascido naturalmente a 24 de março de 1990, em Patos-PB, e nascido pela graça batismal a 13 de dezembro de 1992 na Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima, também em Patos. Viveu toda a sua trajetória espiritual mergulhado na experiência eclesial da Paróquia São Sebastião em Patos, mais propriamente em sua amada comunidade São Judas Tadeu. Ali recebeu os Sacramentos da Eucaristia e da Crisma; foi coroinha, catequista e fundador de grupos de experiência espiritual, a saber, o Grupo de Evangelização Nossa Senhora de Fatima e o Apostolado da Divina Misericórdia que mais tarde ganharia expressões diocesanas. Foi missionário entusiasta da experiência das Santas Missões Populares e coordenador de áreas missionárias.
Entrou para o Seminário Propedêutico São José em Patos no dia 31 de janeiro de 2009, como é próprio desta etapa, estudou no Colégio Cristo Rei e fez a experiência pastoral na Comunidade São José na Rua do Meio. Sua etapa de estudos filosóficos fora iniciada na FAFIC no Seminário Nossa Senhora da Assunção em Cajazeiras-PB e concluída no Instituto de Filosofia e Teologia Santa Cruz, no Seminário São João Maria Vianney em Goiânia-GO. Em 2016 iniciou a etapa de estudos teológicos na Casa de Formação Nossa Senhora da Guia em Belo Horizonte-MG, estudando na PUC-Minas e fazendo a experiência pastoral na Paróquia Santa Teresa e Santa Teresinha. Foi monitor das matérias bíblicas da PUC-Minas no ano de 2018 e coordenador de turma, fazendo parte do Conselho de Aulos. Em 2019 vivenciou a experiência de um ano pastoral na Paróquia de Santo Antônio em Piancó-PB, e em 2020 volta a Belo Horizonte para concluir o Curso de Teologia, ano em que estoura a Pandemia da Covid 19.
Em 2021 o então seminarista, foi designado para fazer a experiência de estágio pastoral na Paróquia Nossa Senhora do Desterro em Desterro-PB, sendo acompanhado pelo Pe. Evandro Romero. No decurso do mesmo ano foi ordenado diácono em 29 de julho na Catedral de Nossa Senhora da Guia. E, em 10 de dezembro, defronte a Igreja Matriz de São Sebastião em Patos, fora ordenado presbítero, escolhendo para seu lema ministerial: “Amá-Lo e fazê-Lo amado”, desejando assim, como Santa Teresinha, viver um holocausto de amor para que muitos conheçam a misericórdia de Jesus.
O Pe. Josivânio Soares viveu as primícias do seu ministério em 2022 como Vigário Paroquial de Santo Antônio em Piancó-PB, ao lado do Pe. José Ronaldo. E, em novembro do mesmo ano foi nomeado pelo Bispo Diocesano Dom Eraldo, como Administrador da Paróquia Nossa Senhora das Dores em Mãe D’Água-PB. Da referida paróquia tomou posse em 7 de janeiro de 2023 onde atua como legítimo pastor dessa porção do Povo de Deus. O Pe. Josivânio também atua como Diretor Espiritual do Seminário Propedêutico São José e Assessor Diocesano do SAV.