DIOCESE
DE PATOS

CLERO

Pe. José Joácio da Nobrega

Nasceu na cidade de Várzea, PB, no dia 20 de junho de 1978, filho de José Mateus da Nóbrega e Ericina Maria da Nóbrega. Ainda criança, aos 5 anos, iniciou seus estudos na Escola Sandoval Rubens de Figueiredo, transferindo-se posteriormente para a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Odilon de Figueiredo, ambas na cidade de Várzea.

Ingressou no Seminário São José na cidade de Patos no dia 31 de janeiro de 2000. Cursou Filosofia na Faculdade Católica de Filosofia de Campina Grande (FACCG) em 2003 e Teologia no Seminário Arquidiocesano da Paraíba Imaculada Conceição em João Pessoa no ano de 2007. Após retornar à Diocese de Patos, realizou estágio pastoral na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, sendo ordenado presbítero no dia 09 de janeiro de 2009 na Catedral Nossa Senhora da Guia pelo Reverendíssimo e Excelentíssimo Bispo Diocesano de Patos, Dom Manoel dos Reis de Farias.

Seu primeiro trabalho pastoral foi na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima como vigário paroquial. Nesse período, também exerceu a função de referencial na Diocese de Patos na Infância e Adolescência. Transferido no ano de 2011 para a Paróquia Santo Onofre em Junco do Seridó, PB. Exerceu também a função de vigário forâneo do Sabugy até o ano de 2017, momento em que colaborou na Diocese como referencial da Pastoral Familiar.

No ano de 2017, foi transferido como pároco para a Catedral Nossa Senhora da Guia em Patos, onde permanece até hoje. Em seu exercício na sede da Diocese, destacam-se: o avivamento pastoral e sacramental da comunidade de fé, o crescimento e a expansão da Festa da Guia, incluindo duas delas em tempo de pandemia; o Projeto Catedral Solar (uma usina com 207 painéis fotovoltaicos, com potência total instalada de 70,38 KWp), atendendo aos apelos da Igreja para uma experiência de sustentabilidade que possibilita cada vez mais o cuidado com o meio ambiente; o Projeto Catedral Solidária (alimentação das pessoas em situação de rua), expandindo o trabalho da Casa da Misericórdia; o Projeto Catedral Online (estrutura de transmissão para as celebrações da Catedral durante a pandemia), entre outras funções.

Mesmo como pároco da Igreja Mãe, o referido padre foi nomeado no dia 11 de novembro de 2019 por sua Excelência Reverendíssima Dom Eraldo Bispo da Silva como Administrador Paroquial da Paróquia Santa Terezinha, no município de Santa Terezinha. Durante quatro anos, permaneceu ao lado de seu colaborador, o vigário paroquial Padre Luciano Dias de Morais.

O referido padre foi transferido para a Paróquia Senhora Santana em Santana dos Garrotes, tomando posse no dia 11 de fevereiro de 2023, onde permanece até hoje. Na Diocese de Patos, é atualmente referencial do ECC (Encontro de Casais com Cristo).