Aconteceu na madrugada deste domingo (19), a tradicional Festa de Pentecostes na cidade de Patos. O evento promovido pela Diocese de Patos, reuniu pessoas de diversas localidades do Nordeste, a exemplo de um grupo de quase 15 pessoas advindas do município pernambucano de João Alfredo, na zona da mata de Pernambuco. De acordo com a organização do evento, cerca de 40 mil pessoas participaram do Pentecostes neste ano.
A programação começou com um show religioso ao lado do estádio municipal, no bairro Belo Horizonte com a acolhida das caravanas de 40 municípios componentes da Diocese. De lá, às 2h, os peregrinos saíram em procissão até o Parque Religioso Cruz da Menina num percurso de 2,7km pela BR-110 e um trecho da BR-230. A Santa Missa presidida pelo bispo diocesano Dom Eraldo Bispo da Silva reuniu todo o clero.
“Onde vamos perceber a presença do Espírito Santo em nós, em nossa vida pessoal, em nossa família, em nossa comunidade, em nossa Igreja e em nossa sociedade? Percebemos a presença do Espírito Santo e podemos dizer com segurança que o Senhor está no meio de nós, quando promovemos a paz. Quando, cheios do Espírito Santo, promovemos a reconciliação e o perdão dos pecados. Ali o Senhor está”, enfatizou Dom Eraldo.
Neste ano, a Festa de Pentecostes de Patos completou 30 anos neste atual modelo em que é planejado e organizada. Além disso, aconteceu a abertura do ano diocesano da juventude 2024-2025 com o envio da cruz missionária que percorrerá todas as 38 paróquias da diocese.
Pentecostes é a festa litúrgica da igreja que, segundo a Bíblia no antigo testamento celebrava a colheita. Porém, no novo testamento, com a morte e ressurreição de Jesus, 50 dias depois, estando reunidos a Virgem Maria e os apóstolos, o Espírito Santo desceu sobre eles em forma de bolas de fogo como havia sido prometido pelo próprio Jesus antes de voltar para o céu. A solenidade marca, também, o aniversário da Igreja Católica já que a vindo do Espírito Santo é, na tradição do catolicismo, a confirmação necessária para o início da caminhada terrena da igreja.
Pascom Diocesana