Na manhã desta Quarta-feira de Cinzas, 14 de fevereiro, às 9h , na Catedral de Nossa Senhora Da Guia , o Pastor Diocesano, Dom Eraldo Bispo da Silva, abriu solenemente na Diocese, o Período Quaresmal e fez o lançou oficialmente a Campanha da Fraternidade 2024 , com o tema : “Fraternidade e Amizade Social ” e o lema : ” Vós sois todos irmãos e irmãs “( MT 23,8).
A Santa Missa foi Presidida por ele e Concelebrada pelo Padre Adailton Pedro, Pároco da Catedral .
A expressão ” Amizade Social” é utilizada pelo Papa Francisco na Encíclica ” Fratelli Tutti”. Ele afirma que Amizade Social vai além de um sentimento de estima. Ela se apresenta como uma forma autêntica de construção do tecido social . Tem como caminho o diálogo, necessário para a cultura do Encontro.
A Celebração aconteceu num clima de muita solenidade, piedade e serenidade.
Em sua homilia Dom Eraldo lembrou que o período Quaresmal nos convida para uma vivência producente deste tempo rico de expressões e gestos .
Na Liturgia da Palavra o Senhor nos acolhe e nos olha com o olhar da Misericórdia e da Compaixão e nos convida para um voltar-se a si mesmo, rasgar os coração, abrir o coração para a vivência deste tempo favorável.
O Senhor nos convida a reconciliação e a Amizade Social vencendo todas as barreiras que impedem de viver este apelo que ele nos faz .
A Quaresma é Tempo favorável, tempo propício para um voltar-se para Deus.
É uma oportunidade para compreender que as diferenças entre nós são possibilidades de enriquecimento interior , de convivência e de relações humanas sadias.
Lembrou a importância dos exercícios quaresmais : Oração, Jejum e a esmola.
O Jejum deve ser uma forma de caridade , solidariedade para com o próximo. É um sair de si. É algo que sai de mim e não volta para mim.
É abrir as mãos e o coração.
A esmola não é favor é o reconhecimento do pobre , é um gesto profético que nos questiona .
A esmola é uma abertura ao pobre. O pobre nos questiona.
A oração é um caminho de abertura para o outro, não é um ato intimista. Um caminho que nos conduz ao encontro com Deus .
Os exercícios espirituais trazem no sentido amplo um abrir- se ao outro.
Lembrou a importância da vivência do tema da Campanha da Fraternidade proposto pela CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil , dos seus objetivos gerais e específicos e dos gestos concretos que ela propõe não somente para Igreja mas para a sociedade.
Após homilia aconteceu a imposição das Cinzas e a continuação da Liturgia Sacramental e ritos finais da Santa Missa.
–
Fotos : Nsdaguia
Texto: Pascom Diocesana.