Pesquisar
Close this search box.

DIOCESE
DE PATOS

Católicos encerram visita da imagem da padroeira de Patos a João Pessoa

Imagem de Nossa Senhora da Guia voltou à Patos na noite desta sexta-feira, 31, após mais uma semana na capital visitando filhos ausentes.

Após uma caminha de 10 noites com celebrações, reencontros e confraternização nas casas de patoenses que vivem na capital do estado, teve fim na noite desta sexta-feira, 31, a oitava edição da peregrinação da imagem de Nossa Senhora da Guia, padroeira da cidade de Patos, em João Pessoa, com a celebração de uma missa na Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fatima, em Miramar. A visita da imagem da santa acontece anualmente como forma de convidar a população da capital para a festa da padroeira que acontece de 14 a 24 de setembro.

Nesta oitava edição, a peregrinação envolveu aproximadamente 1.500 pessoas, entre devotos, patoenses e pessoenses. Para a cantora Cândida Urquiza, que é de Patos e há seis anos reside na capital, a visita da imagem da santa é uma oportunidade de recordar suas raízes. “Nossa Senhora vem ao nosso encontro aqui em João Pessoa, então para nós é uma alegria muito grande. Estou morando aqui na capital, mas amo Patos e nunca esquecerei minha capital do Sertão”, pontua emocionada.
O padre José Joácio da Nóbrega, pároco da Catedral de Patos, comandou a celebração e destacou que a festa será iniciada com uma carreata na cidade de Patos. “É a maior festa do Sertão paraibano, por isso, quero convidar para que dia 14 possamos fazer uma grande carreata abrindo oficialmente a festa. Convido a você, de todas as partes da Paraíba e dos estados de Pernambuco e Rio Grande do Norte para conferir que àquilo que estamos falando é uma grande realidade na capital do Sertão”, disse.
A festa de Nossa Senhora da Guia completa, nesse ano, 230 anos de existência e é considerada a maior do interior do estado. Na programação religiosa, padres de outras dioceses devem se revezar nas celebrações das novenas como o bispo emérito de Petrolina, Pernambuco, Dom Manoel dos Reis e o bispo de Patos, Dom Eraldo Silva. Já na parte profana, pavilhões e quermesses animarão a cidade além de parques de diversões que ficarão instalados em parte do centro da cidade.
Texto: José Filho
Fotos: Cícero Cruz (Pascom Catedral de Patos)

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS