O Movimento Cursilho de Cristande reuniu-se durante a Celebração das 09:00h deste domingo, 09, para acolher as Relíquias pertencentes a Dom. Helder Câmara na Catedral de Nossa Senhora Da Guia, sede da Diocese de Patos.
A Celebração de acolhida das Relíquias de Dom. Helder foi presidida pelo Pároco da Catedral e Administrador Diocesano, Pe. José Ronaldo Marques e concelebrada pelo Pe. Erivaldo Alves e a presença do Diácono Permanente José Jovino.
As Relíquias do Arcebispo de Olinda e Recife, o cearense de Fortaleza, Dom. Helder Câmara falecido em 1999 aos (90 anos) e tinha como lema episcopal: “In Manibus Tuis” Nas tuas Mãos destacou-se por sua coragem profética.
Dentre as tantas realizações do Arcebispo Dom. Helder, vale destacar sua defesa dos pobres, a pregação da simplicidade na Igreja, a construção da Paz e sobretudo a coragem como defendia os direitos humanos. Foi quatro vezes indicado ao Prêmio Nobel da Paz.
Com todas estas virtudes o Arcebispo de Olinda e Recife, Dom. Helder ainda devotava sua esperança na Igreja tendo sido o principal articulador para a criação da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).
As Relíquias pertencentes a Dom. Helder Câmara visitarão boa parte das foranias e paróquias que formam a Diocese de Patos capitaniadas pelo Cursilho de Cristandade oportunidade em que a memória do Arcebispo conhecido simplesmente como “Dom” será cultuada.
Nesse momento em que passa a Diocese de Patos vacante, receber a visita das Relíquias de tão zeloso e santo Bispo nos motiva a intensificarmos nossas orações a fim de que o Espirito Santo suscite um bom pastor para esta porção eleita do povo de Deus, que forma esta Igreja particular.
O Movimento de Cursilhos de Cristandade nasceu na Década de 30 na Espanha em um conturbado contexto social, político e religioso.
A palavra “Cursilho” em idioma espanhol significa “Pequenos Cursos” nos quais o Bispo Espanhol, Dom. Juan Hervás uniu-se a Juventude para pensarem novas ideias e perspectivas iluminadas por Cristo e sua Palavra.
Carlos Silva – Pascom Diocesana
Fotos: Brigda Emmanuelli – Pascom Catedral N.Sra. da Guia