DIOCESE
DE PATOS

Brasão Episcopal do Monsenhor Paulo Jackson é apresentado a Diocese de Patos

1. O escudo é marcado pelas cores vermelha e azul: revelam a centralidade do mistério de Cristo, e o desejo de inserir-se no mistério de Deus e de viver as virtudes que conduzem ao céu. Ele é coberto com o chapéu prelatício e franja de cor verde, que indicam a dignidade episcopal. Sete símbolos se destacam: a manjedoura, a cruz e o altar; a Bíblia, dentro da qual estão a flor de lis e o lírio; e a cruz dourada.

2. Na parte superior, sob fundo vermelho, encontra-se a centralidade do mistério cristológico: a encarnação, a redenção e a eucaristia. Três árvores: “E sairá um rebento do tronco de Jessé” (Is 11,1); “A palavra da cruz é poder de Deus” (1Cor 1,18); “Já não bebereis do fruto da videira até que venha o Reino de Deus” (Lc 22,18). Nessas três tábuas (manjedoura, cruz e altar), Cristo recolhe, enxuga e transfigura as lágrimas humanas.

3. O quadro inferior, sob fundo azul, é dominado pelo motivo central do lema episcopal: a Palavra de Deus, área de estudos do bispo. Na Palavra de Deus, encontramo-nos com o Deus-Palavra, um Deus em família. Um amor incondicional une Jesus-Verbo a Maria (flor de lis) e a José (lírio). A for de lis e o lírio são homenagens e sinais de unidade: a flor de lis, entre a Diocese de Patos (Nossa Senhora da Guia) e o Estado de Minas Gerais (Nossa Senhora da Piedade); o lírio, entre São José de Espinharas, sua terra natal, e a Diocese de Garanhuns, pois ambas têm São José como patrono.

4. Dando unidade ao conjunto, no centro, por trás, há uma cruz dourada: ela aponta para a riqueza do mistério da morte e ressurreição do Senhor, e sua realeza. Ela perpassa o escudo inteiro e está fincada no lema, simbolizando a dimensão cristológica do ministério episcopal na sua identificação com o Cristo Bom Pastor. Por outro lado, o azul recorda a “dimensão mariana” de todo servidor do Reino.

5. O lema é uma abreviação da frase de Pedro no episódio cristofânico de sua vocação (Lc 5,5): In Verbo tuo. O bispo exerce o seu ministério cum Petro, e plenamente fundamentado no Cristo, Verbo Encarnado.

Monsenhor Paulo Jackson

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS