Bispo participa da Procissão do Encontro na Catedral Diocesana de Patos

A Paróquia de Nossa Senhora da Guia, vivenciou na noite desta quarta-feira (27) a tradicional procissão do encontro. Na qual se revive a quarta estação da via sacra.

Os homens reunidos na Capela do Colégio Cristo Rei, prepararam-se para conduzir a imagem do Bom Jesus dos Passos, momento em que o Excelentíssimo e Reverendíssimo Dom Eraldo Bispo da Silva, ao lado do Vigário Geral da Diocese e Pároco da Catedral Pe. José Ronaldo Costa, meditavam os mistérios da paixão e morte do Nosso Senhor Jesus Cristo.

Por sua vez as mulheres reunidas na Capela de Nossa Senhora da Conceição, primeira Igreja de Patos, preparavam-se para conduzir a imagem da Mãe Pieta, a Senhora das Dores para o encontro que revive a cena Sacra.

Cantos quaresmais deram tons às duas procissões, que desembocaram de fronte a Igreja Catedral de Nossa Senhora da Guia.

Os sinos tocavam, os rostos se enchiam de forte emoção, e enfim o encontro da Mãe com o seu Filho. Recitada a quarta estação da Via Sacra, Dom Eraldo contemplou as dores que ainda hoje são sofridas por tantas mães ao encontrarem seus filhos vitimas da crucifixão dos dias atuais.

As lagrimas que corriam do rosto da Mãe das Dores, são as lagrimas que escorrem friamente, principalmente de tantas mães que veem seus filhos jovens vitima das cruzes, das drogas, da prostituição, da violência, do desemprego e da depressão.

Após breve meditação sobre o sentido deste encontro os fieis adentraram a Igreja Catedral de Nossa Senhora da Guia, para tomarem parte da Santa Missa, nesta quarta-feira da semana santa.

Em sua homilia, Dom Eraldo Bispo da Silva afirmou: “Jesus pagou um preço caro por nossa salvação, doando-se na cruz!” . Assim sendo cada pessoa, cada cristão traz consigo a marca do eterno.

O encontro de Nossa Senhora com seu filho Jesus se dá ao pé da cruz, grande dor, mas também grande exemplo de solidariedade.

No final da celebração, Pe. José Ronaldo Marques convocou a todos os paroquianos a viverem de forma intensa o Tríduo Pascal, os mistérios da paixão, morte e ressureição de Nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor e Salvador.

Assista o vídeo onde Dom Eraldo nos fala do significado desse momento para o povo de Deus.

 

Mais fotos: www.nsdaguia.org.br

Texto: Carlos Silva

Fotos e vídeo: Glauber Alves

(Pascom Catedral)

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS