DIOCESE
DE PATOS

Assembléia da Diocese debate sobre eleições e conjuntura política

Aconteceu neste dia 05 de julho, no Centro de Treinamento Santo Antônio, em Patos, a Assembléia Trimestral de Pastoral da Diocese de Patos. O evento teve como objetivo refletir sobre atual processo eleitoral, à luz de princípios do evangelho e dos ensinamentos sociais da igreja. Participaram cerca de 150 pessoas, representando pastorais e movimentos religiosos, além de padres, freiras, diáconos, leigos e o Bispo Dom Eraldo.

Inicialmente, o Padre Espedito Caetano, vigário da paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Água Branca, facilitou o debate trazendo elementos da Bíblia e do Ensinamento Social da Igreja sobre a necessidade da participação política dos cristãos. Em sua exposição, o padre Espedito lembrou o testemunho dos profetas, o testemunho de Jesus nos evangelhos e os diversos documentos da Igreja que retratam a necessidade de uma efetiva participação de todos os cristãos na política, como serviço ao bem comum.

Na segunda parte do evento, o juiz Eleitoral da Comarca de Patos,Ramonilson Alves Gomes, fez uma rápida explanação da campanha: AQUELE QUE COMPRA VOTOS É O PIOR CANDIDATO! A iniciativa foi bem acolhida por todos os presentes, que tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e receber orientações para o exercício livre e consciente do voto nas próximas eleições.

O Bispo diocesano, Dom Eraldo Bispo da Silva, parabenizou ao Juiz Eleitoral pela iniciativa e colocou-se à disposição para , numa  parceria entre a justiça Eleitoral e a  Diocese de Patos, efetuar um trabalho educativo e cidadão, em favor de eleições limpas e propositivas, buscando  avançar nas políticas públicas que tragam melhorias de vida para a população, sobretudo dos mais necessitados.

Como encaminhamento da reunião, foi aprovada uma Carta ao Povo de Deus, os dez mandamentos do eleitor e um folder com orientações políticas aos eleitores. Foi decidido ainda que toda paróquia da diocese de Patos fará lançamento desse material educativo nas celebrações do primeiro final de setembro, data em que se comemora a independência do Brasil.

Finalizando, Dom Eraldo agradeceu a numerosa participação e encorajou a todos os presentes, a viverem a fé testemunhando Jesus Cristo na participação política.

Assista ao vídeo de Dom Eraldo falando sobre o papel da Igreja no processo eleitoral.

 

Texto:  José de Anchieta de Assis

Fotos:  Wiviane Felix

Vídeo: Glauber Alves

– Pascom Diocesana

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS