Dom Eraldo Bispo da Silva, bem vindo à Província Eclesiástica da Paraíba
Em profunda Comunhão na Caridade com o sucessor de Pedro, o Santo Padre o Papa Bento XVI e com o Colégio dos Bispos, na solicitude por todas as Igrejas Particulares, de coração aberto e sincero no serviço à Santa Igreja de Deus, edificando o Reino de Jesus Cristo como pedras vivas, tendo-o como alicerce e pedra angular, (Cf. 1 Pd. 2,4-5) com esperança e alegria recebemos na Província Eclesiástica da Paraíba, S. Exa. Revma., Dom Eraldo Bispo da Silva, Bispo Diocesano de Patos. Na Igreja os ministros ordenados devem se identificar pela íntima união com Jesus Cristo, Senhor e Salvador, Mestre e Pastor da humanidade, fazendo das pessoas, famílias e nações, um só povo, num só coração e numa só alma. Nele formamos um só Corpo e um só Espírito (Ef 4,4), superando nossas fragilidades e reorientando continuamente os nossos trabalhos evangelizadores e pastorais.
A graça da nossa incorporação na Igreja, Una, Santa, Católica e Apostólica nos distingue das outras instituições humanas, porquanto o que nos integra e articula não são interesses pessoais, confundidos com estratégias da conquista de algum poder temporal ou privilégios cujos intentos alcançam apenas uma ou outra dimensão humana.
Instituída por amor à humanidade, dando continuidade ao Mistério da sua Encarnação, vida, paixão, morte e Ressurreição, Nosso Senhor Jesus Cristo amou a Igreja, convocada para assegurar a continuidade dinâmica de sua missão salvífica (Cf. Mt. 16,16). Caminho, Verdade e Vida (Jo. 14, 6) dele recebemos a plenitude do seu Espírito, formando um só Corpo (cf. 1 Cor 12, 12).
Preposto à dileta Diocese de Patos que há pouco celebrou o seu jubileu de ouro, auspiciamos a Dom Eraldo Bispo da Silva um profícuo ministério apostólico, repleto de bênçãos transformadas em oportunidades para a promoção de uma fecunda atividade evangelizadora vinculada à promoção da dignidade da vida humana.
Bem vindo entre nós, o povo paraibano que o acolhe de coração. “Porta latet sed cor magis”. Chamado como um sucessor dos Apóstolos à vivencia de íntima confiança naquEle que coloca seus discípulos por dentro do Mistério da Comunhão de Amor na Santíssima Trindade, que o caríssimo Irmão, Dom Eraldo, dê abundante testemunho do seu o ministério episcopal. Que o pastoreio de Dom Eraldo seja permanente sinal da credibilidade das suas credenciais de fidelidade ao Evangelho de Jesus.
Como experiente evangelizador, conhecedor e seguidor da Palavra, Dom Eraldo orientará juntamente com o seu presbitério e com as lideranças cristãs, o povo que ora lhes é confiado. Da celebração dos sagrados mistérios na Liturgia e na vida, da abundância da mesa da Palavra e da Eucaristia brotem várias formas da partilha da Caridade, levando-a aos corações, aos lares, aos locais de trabalho, às praças e a todos os cantos onde a vida acontece, os valores do Reino amor, verdade, justiça e paz.
Que a Virgem Imaculada, Senhora da Guia, Padroeira da Diocese de Patos, em sua missão maternal, como intercessora universal das graças, consiga para Dom Eraldo Bispo da Silva e para todo o povo ao qual está preposto como pastor, o dom da correspondência à vontade do Senhor.
Dóceis às inspirações do Espírito Santo, que todos nós possamos produzir os frutos do imenso dom do amor de Deus colocado a serviço da união de todos, na reciprocidade solidária e fraternal.
–
+ Aldo di Cillo Pagotto, sss
Arcebispo Metropolitano da Paraíba