No dia 7 de agosto de 2009, após uma grande reforma estrutural e adequação litúrgica, em comemoração ao jubileu áureo da Diocese de Patos, a Catedral de Nossa Senhora da Guia foi dedicada, isto é, consagrada ao culto divino.
Na ocasião foram realizados os ritos de: unção do altar e das paredes da igreja; a incensação, revestimento e iluminação do altar; além da deposição das relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus.
Segundo as leis canônicas, a data de dedicação da Igreja deve ser sempre celebrada como solenidade, e o povo de Deus deve reunir-se em torno do bispo e de seu presbitério, para louvar pela unidade e fecundidade de sua Igreja.
Sendo assim, a Paróquia Nossa Senhora Guia recebeu na noite desta quinta-feira, 07, o clero diocesano e seus pastor, Dom Eraldo Bispo da Silva, para a Concelebração Eucarística de Aniversário de Dedicação da Igreja Catedral.
Em sua homilia, Dom Eraldo destacou a Catedral como a “Domus Mater”- a Casa Mãe- pelo seu significado na vida e história do povo de Deus que encontra-se em Patos. Além disso, expressou que a Igreja deve ser um sinal visível de comunhão e fraternidade entre todas as comunidades.
–
Matéria: Denis Candeia
Foto: Matias Davi
(Pascom Catedral)