Pesquisar
Close this search box.

DIOCESE
DE PATOS

Agricultores e Agricultoras trocam experiência de convivência com a realidade semiárida

Aconteceu nos dias 13 e 14 de setembro, no Hotel Water Play, em Patos, o Encontro de Agricultoras e Agricultores que estão implantando inovações tecnológicas e sociais nas suas famílias e propriedades. Cerca 120 agricultores e agricultoras, de diversas comunidades e municípios do Médio Sertão da Paraíba, participaram do encontro.

O Evento fez parte de uma preparação para os Encontros Estadual e Nacional de Agricultoras e Agricultores Experimentadores, que acontecerão respectivamente no início e no final de outubro, nas cidades de Lagoa Seca e Campina Grande.

Após um bonito momento de oração, acolhida e apresentação dos participantes, foi feita uma memória que relembrou o surgimento da Articulação do Semiárido Paraibano, no ano de 1993, durante uma grande seca como a que ocorre atualmente. Com o surgimento da Articulação do Semiárido Paraibano e posteriormente a Criação da Articulação no Semiárido Brasileiro, Iniciou-se um processo educativo entre as famílias que vivem na região do Semiárido Brasileiro. Desse processo resultaram muitas novidades como, por exemplo, a construção de tecnologias apropriadas como Cisternas de placas, para o armazenamento de água das chuvas, barragens subterrâneas, tanques em pedra, bancos de sementes.A principal novidade, no entanto, é o fato de que está sendo construída uma mentalidade positiva sobre o semiárido, como local de vida e conhecimentos, mas carente de Políticas Públicas adequadas à região.

Durante o encontro, os participantes apresentaram experiências concretas e refletiram sobre temas como: Fundos Rotativos Solidários (poupanças comunitárias), Produção Agroecológica, Manejo da Água nas Propriedades, Sementes e Criação Animal, além do Manejo Adequado dos Resíduosnas Famílias e Comunidades.

Ao final do encontro, houve o reconhecimento de que muitas ações positivas estão sendo construídas e melhorando a vidas das famílias camponesas nessa região, inclusive com o apoio de Recursos Públicos a partir de convênios firmados com o Governo Federal. Foram eleitos 30 representantes que irão participar do Encontro Estadual dos Agricultores(as) Experimentadores nos dias 03 e 04 de outubro, em Lagoa Seca.

O Evento contou com o apoio das seguintes Organizações que representam a Articulação do Semiárido Paraibano no Território do Médio Sertão: Ação Social Diocesana de Patos, Central das Associações Comunitárias do Município de Cacimbas e Região (CAMEC), Centro de Educação PopularFormação Social (CEPFS), Cáritas Brasileira e  diversas Associações Comunitárias Rurais.

Pascom Paroquial

FOTOS AGRICULTORES EXPERIMENTADORES FOTO EAE

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS