DIOCESE
DE PATOS

Retiro para Catequistas em Piancó

Neste domingo, dia 06, a Coordenação de Catequese juntamente com o Padre Francisco realizaram o 1º Retiro para catequistas do Batismo, Primeira Eucaristia e Crisma com o tema: “Maria e a Eucaristia”, já que estávamos celebrando a Festa de N. Sr.ª do Rosário, Co-Padroeira de Piancó, este tema veio no tempo propício para aprofundamento desta Mística Mariana dentro do espírito da festa. Também foram convidados os coordenadores das Áreas Missionárias e da Infância e Juventude Missionária para participarem deste dia de oração, reflexão e partilha.

O encontro teve como orientadora a Irmã Elena da Congregação das irmãs  Lourdinas, que atualmente reside na cidade de Guarabira-PB, ela já passou pela nossa cidade de Piancó deixando uma marca irrevogável de Cristo nos seus trabalhos de evangelização. Por esse motivo foi convidada para transmitir essa formação a todos os presentes.

O encontro iniciou às 9h e finalizou às 16h, foi realizado na Casa da Pastoral da Criança (antiga residência das Irmãs Lourdinas). Com recursos tecnológicos a Irmã repassou toda a formação, sempre levando os catequistas a refletirem sobre o papel deles na sociedade espelhados no exemplo da Virgem Maria, ela que foi a primeira catequista, ela que foi a primeira adoradora de Jesus. Com o lema: “A Cristo por Maria” a Irmã transmitiu, de forma simples e ungida, a missão do catequista no mundo de hoje, com a cultura do imediatismo, hedonismo, consumismo. Todos partilharam suas experiências catequéticas e, durante todo o dia, faziam pequenos intervalos para se recolherem em lugares separados e rezarem a oração pessoal.

O Padre Francisco também marcou sua presença deixando uma reflexão profunda sobre a segunda leitura do dia que falava sobre ‘não ter a timidez de evangelizar, pois o Espírito Santo nos dá força e coragem’. A coordenadora de Catequese Joseane deu a palavra final agradecendo a todos os convidados, e à Irmã Elena pela disponibilidade de locomoção à nossa paróquia e também pela formação bem preparada.

Que o Senhor conserve todos os catequistas de nossa paróquia no seu caminho com integridade, e o Espírito Santo que sempre nos reanima para seguir em frente, o pedimos pela intercessão de Nossa Senhora do Rosário, nossa amada Co-Padroeira.

———-

Texto e foto: Luciano – Pascom Paroquial

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS