DIOCESE
DE PATOS

Retiro Anual dos Seminaristas fortalece Formação Presbítera

Nos dias 3, 4 e 5 de janeiro, ocorreu o Retiro Anual dos Seminaristas na Chácara Nova Vida, em Serra Negra-RN. O evento contou com a participação de 28 seminaristas do propedêutico, filosofia e teologia.

O pregador do retiro foi Dom Manoel dos Reis de Farias, terceiro bispo de Patos e bispo emérito de Petrolina. Sob o tema “Identidade do Padre Diocesano e Diocesaneidade”, os participantes aprofundaram as dimensões intelectual, humano-afetiva, comunitária, pastoral e espiritual de sua formação presbiteral.

O momento proporcionou uma oportunidade única para os seminaristas estreitarem laços comunitários, compartilhando o dia a dia nas casas de formação. A ênfase no desenvolvimento integral refletiu-se na abordagem das diversas áreas que compõem a vida do futuro sacerdote.

A culminância do retiro ocorreu no dia 5, com a celebração da Santa Missa de encerramento. Dom Eraldo Bispo da Silva, bispo diocesano de Patos, presidiu a missa, concelebrada por Dom Manoel e pelos padres Lucivaldo Canuto (reitor do seminário Propedêutico), Elias Ramalho (vigário forâneo das Espinharas) e o padre José Mário (pároco da Paróquia Nossa Senhora do Ó).

A celebração litúrgica marcou não apenas o encerramento do retiro, mas também a consolidação dos vínculos entre os seminaristas e a diocese. O evento reafirmou a importância do aprofundamento espiritual e formativo, preparando os futuros padres para os desafios do ministério sacerdotal.

Redação e Fotos: @seminaristas.patospb

#igrejasinodal
#diocesedepatospb
#PascomDiocesana

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS