DIOCESE
DE PATOS

Padre Paulo e os seminaristas em Minas Gerais

Na noite deste domingo, 03 de fevereiro, o Padre Paulo Jackson foi empossado na Paróquia Bom Jesus do Horto, na Arquidiocese de Belo Horizonte-MG. A Santa Missa foi presidida pelo Bispo Auxiliar de Belo Horizonte Dom João Justino de Medeiros Silva. Muitos fiéis do bairro do Horto se fizeram presentes à celebração, inclusive pessoas da Paróquia São Geraldo onde Pe. Paulo atuava como vigário. Também alguns padres da Arquidiocese tomaram parte na celebração bem como o Pe. Bento Oliveira que, de férias, aproveitou para visitar e acompanhar o início deste novo projeto formativo da nossa Diocese.

Durante a celebração, o Senhor Bispo destacou para o povo que o novo pároco pertence à Diocese de Patos, do Sertão da Paraíba, e que ali está com os seminaristas teólogos da mesma Diocese que, a partir deste ano, serão alunos da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e formandos do Pe. Paulo.

A acolhida do Pe. Paulo e dos seminaristas é resultado de um acordo firmado em 2011 entre Dom Walmor Oliveira, Arcebispo de Belo Horizonte, e Dom Manoel dos Reis, então Bispo de Patos. Ao tomar conhecimento do assunto, Dom Eraldo Bispo da Silva, novo Bispo Diocesano, aprovou e manteve o projeto assumido por seu predecessor. Agora, oficialmente, os seminaristas de nossa Diocese que concluírem os estudos de Filosofia em Cajazeiras serão encaminhados para Belo Horizonte onde serão acompanhados pelo Pe. Paulo e estudarão na PUC Minas, a maior universidade católica do mundo conforme o Vaticano.

Novo projeto, novos desafios…

Os seminaristas pioneiros neste projeto percorreram cerca de 2.082 quilômetros em 40 horas de ônibus de Patos à capital mineira. São eles: Edvan Cabral (Paróquia Sagrado Coração de Jesus); Hugo França (Paróquia N. Sra. de Fátima); Josivam Araújo (Paróquia São Sebastião,  Condado) e Lucivaldo Canuto (Paróquia São Sebastião, Patos).

Padre Paulo Jackson Nóbrega de Sousa nasceu em São José de Espinharas-PB no dia 17 de abril de 1969. Foi ordenado Presbítero em 17 de dezembro de 1993 na Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Em seu ministério já exerceu várias funções como: Pároco; Coordenador Diocesano de Pastoral; Reitor do Seminário Propedêutico São José; Diretor da Escola Teológica Pe. Assis; Membro do Conselho Presbiteral e Colégio dos Consultores; Professor de Bíblia no Seminário Arquidiocesano da Paraíba e Secretário Nacional da OSIB (Organização dos Seminários e Institutos do Brasil). Possui Mestrado e Doutorado em Exegese Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Com 70 anos de criação, a Paróquia Bom Jesus do Horto, que agora acolhe a Diocese de Patos em seu meio, fica na Forania Santa Teresa e Santa Teresinha na Região Episcopal Nossa Senhora da Piedade, Zona Leste de Belo Horizonte.

Com informações dos seminaristas.

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS