DIOCESE
DE PATOS

Dom Eraldo visita famílias do Lixão, em Patos

Na manhã desta Sexta-feira, 26.12, o Bispo da Diocese de Patos, Dom Eraldo Bispo da Silva, realizou uma visita às famílias que trabalham no lixão da cidade. Dom Eraldo percorreu boa parte da área  área e conversou com diversas pessoas sobre as condições de trabalho e as suas expectativas.

Dona Nilma Maria, presidente da Associação dos Catadores do Município de Patos (ASCAP), trabalha no local há mais de 30 anos. Ela contou que criou os seus 10 filhos com o trabalho no lixão. Ela informou que atualmente a Associação conta com cerca  56 sócios que se revezam no trabalho durante os  turnos diurno e noturno.

Dona Nilma afirmou ainda que a Associação dispõe de uma boa área, doada pela prefeitura de Patos, às margens da BR 230, e que o grande sonho das famílias é ter o seu próprio galpão, estruturado e equipado, para que o trabalho seja mais humanizado e livre dos atravessadores, que levam a maior parte do lucro.

De acordo com informações colhidas no local, em breve chegarão a Patos 25 carrinhos apropriados para ajudar na seleção dos materiais, além de uma prensa que será usada para compactar e embalar os materiais a serem comercializados. Essa conquista é fruto de uma parceria com a Rede Estadual Lixo e Cidadania e o Fórum Estadual de Economia Solidária, que conseguiram aprovar um projeto, de âmbito estadual, junto ao governo da Paraíba.

Dom Eraldo mostrou-se bastante motivado com os sinais de esperança e os desafios constatados. Ele afirmou que os catadores prestam um digno e valoroso serviço público à sociedade e que por isso mesmo devem ser valorizados como trabalhadores e como pessoas humanas.

Dom Eraldo disse ainda que a sociedade precisa ser melhor educada para a coleta seletiva do lixo, o que facilitará o trabalho dos catadores. Como gesto concreto, ele propôs que  durante as festas de padroeiros das paróquias de Patos, haja um diálogo com a Associação dos Catadores para que todo o material reciclável resultante das festas seja destinado a Associação dos Catadores de Patos (ASCAP)

José de Anchieta de Assis – Pascom Diocesana

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS