Inicialmente, o bispo foi conhecer uma parte do território rural da futura paróquia de São José Operário. Pela manhã, Dom Eraldo foi até a comunidade Santo Antônio, no Pinga, onde se encontrou com lideranças pastorais e celebrou, com padre Erivaldo, a missa.
O território rural da futura paróquia é muito vasto e inclui a comunidade quilombola do Talhado, o complexo eólico Chafariz e futuras instalações de um novo complexo solar no Saco dos Goitis. Outras comunidades que já têm capela como Santa Rita de Cássia, na Barra, São José, no Saco dos Moisés, Santo Expedito, no Saco dos Goitis, Nossa Senhora das Graças no Umbuzeiro Doce e duas capelas dedicadas a Santo Antônio no Pinga e no Assentamento Santo Antônio.
No período da tarde, Dom Eraldo se encontrou com lideranças pastorais na Igreja de São José Operário. O bispo ouviu atentamente a comunidade, anotou sugestões e registrou os avanços que ocorreram desde a sua primeira visita ocorrida em 15 de janeiro de 2022. O bispo conheceu as instalações da futura secretaria paroquial e os salões de reunião ao lado da Igreja. Após a reunião, Dom Eraldo se dirigiu até a Igreja da Sagrada Família, no Bairro Frei Damião, que também fará parte da nova paróquia. O bispo constatou que as obras andaram e que, brevemente, a nova igreja será inaugurada.
À noite, os fiéis encheram a Igreja de São José Operário para participar da missa que marcou o encerramento da visita pastoral e, também, da celebração dos ciclos bíblicos da Campanha da Fraternidade.
A Paróquia de São José Operário já nascerá grande e complexa porque compreende um território em que quase 7 mil pessoas vivem e onde há escolas, hospital, instituto federal de educação, parques eólicos e usinas solares (que serão instaladas entre o Saco dos Goitis e Vertentes) e novos bairros em expansão.
Em entrevista para a Pastoral da Comunicação, o bispo se mostrou muito feliz e satisfeitos com as conquistas que a comunidade teve ao longo do último ano. Dom Eraldo ressaltou, principalmente, a união de toda a comunidade e o seu empenho em garantir as condições pastorais e também materiais e financeiras para viabilizar a nova Paróquia. O pastor diocesano ainda afirmou que continuará acompanhando de perto a caminhada da área pastoral e, no momento certo, oficializará a elevação à Paróquia. A entrevista completa do bispo vai ao ar no próximo domingo, 2 de abril, no programa Na Luz da Tua Palavra, às 7 da manhã, na rádio Vale FM.
Padre Erivaldo Alves, que acompanhou todas as atividades desta visita pastoral, se mostrou muito satisfeito e comprometido em continuar trabalhando para que o sonho dos fiéis de São José Operário seja realizado. O pároco de Santa Luzia tem experiência em acompanhamento de criação de novas paróquias e foi o responsável pela criação da Paróquia São José, na cidade de são José do Espinharas.
–
Fonte: www.paroquiasantaluzia.com