DIOCESE
DE PATOS

Diocese realizou a última Assembleia Trimestral de Pastoral do ano

Aconteceu nos dias 07 e 08 de novembro, no Centro de Treinamento Santo Antônio, em Patos, a última Assembleia Trimestral de Pastoral da Diocese.

A Assembleia teve como objetivo refletir sobre o documento de Estudos da CNBB que tem como título Comunidade de comunidades: uma nova paróquia.

O padre Elias Ramalho, vigário da paróquia de Santa Luzia,  assumiu a assessoria do evento e ajudou aos participantes a refletirem sobre o tema. Durante a sua explanação, o padre Elias enfatizou que o documento traz uma grande contribuição orientadora para tonar as paróquias mais dinâmicas, mais missionárias e em sintonia com as necessidades dos tempos atuais, tendo a pessoa de Jesus como centro e referência.

Após um estudo em grupos, os participantes constataram que a diocese de Patos já vem dando alguns passos para alcançar o que oriente o documento, mas ainda apresenta grandes desafios a serem superados. Entre os desafios atuais, Dom Eraldo ressaltou o acelerado crescimento das áreas urbanas de Patos e de outras cidades do território da diocese, o que requer muita atenção da igreja e mais agentes de pastoral para ampliar e aprofundar  a missionariedade. Como diz o documento, a igreja deve estar em “estado permanente de missão”.

Ao concluir a assembleia, Dom Eraldo agradeceu ao padre Flávio Mamede, Coordenador Diocesano de Pastoral, pela organização do evento; ao padre Elias Ramalho, pela assessoria e a todos os padres  e agentes de pastorais e movimentos.

Assista a matéria produzida pelo Pascom Diocesana:

Texto e fotos: José de Anchieta  – Pascom Diocesana

Vídeo: Marcelo Negreiros e Glauber Alves

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS