Nos dias 08 e 09 de março , a Diocese de Patos realizou a sua 1ª Assembleia Trimestral do ano de 2013.
A Trimestral é um momento importante para avaliação, planejamento e revisão do Plano Diocesano de Pastoral.
Esta foi a 1ª assembleia que contou com a participação do Bispo Diocesano, Dom Eraldo Bispo da Silva. No total, participaram 143 pessoas, representado as várias forças vivas e atuantes da diocese ( Padres, religiosas, seminaristas, coordenadores de pastoral e movimentos, além das novas comunidades).
Na noite da Sexta feira, dia 08, aconteceram inicialmente momentos de acolhida e inscrição dos participantes, seguidos do jantar e oraçãode abertura, coordenada pela Pastoral Litúrgica. Dom Eraldo usou da palavra para saudar a todos(as) e manifestar a alegria de participar, pela primeira vez, desse momento coletivo com toda as representações da Diocese . O Padre Flávio Mamede, Coordenador Diocesano de Pastoral, assumiu os trabalhos motivando a todos(as) para o trabalho de avaliação e monitoramento da execução do Plano Diocesano de Pastoral a partir das prioridades: Palavra, Liturgia e Caridade e das cinco urgências da evangelização. A dinâmica de avaliação aconteceu a partir das discussões em grupos representando as 6 Foranias da Diocese: Vale do Piancó, Espinharas, Vale do Sabugi, Serra de Princesa Isabel, Serra do Teixeira e Cariri.
Na condução dos trabalhos , o Padre Flávio Mamede fundamentou a importância deste momento dizendo: “ O processo de planejamento de uma ação pastoral, precisa ser completado com etapas constantes de avaliação. Ou seja: completado, corrigido e adaptado às novas circunstâncias e às situações de emergências. O plano é um meio, não é um fim, pois se quer atingir a prioridade desejada. Por isso , precisa adaptar-se à realidade em transformação. Considerando as nossas prioridades: Palavra, Liturgia e Caridade, faz-se necessário uma avaliação a partir das Foranias. Vamos aos grupos de Trabalho e debater: 1 – Quais as Boas Novas, ou seja, nossas conquistas? 2- Quais as dificuldades ou até retrocessos? 3- Quais as propostas para a continuar a caminhada e vencer as dificuldades?
Os Vigários forânios, assumiram a coordenação dos trabalhos a partir do que foi proposto pelo assessor.
No dia 09 ( sábado) os trabalhos tiveram seu início com a Celebração Eucarística. Após o café da manhã, houve a socialização dos trabalhos em grupos, com o objetivo de perceber as conquistas e lacunas existentes, bem como realizar os encaminhamentos a partir da realidade verificada.
O plenário foi muito rico em suas falas e conteúdo, com a intervenção de vários participantes.
Dom Eraldo, sugeriu após as intervenções, que fosse elaborada uma Carta Aberta aos Poderes Públicos e Sociedade Civil, sobre o grave probema da Seca que assola o nosso sertão e os municípios que estão na circunscrição da diocese de Patos. Esta carta será assinada por ele, pelo clero e por todas as forças vivas e atuantes da diocese ali representadas. O Bispo manifestou ainda o desejo de organizar na Diocese a Experiência do Centro Justiça e Paz. Segundo Dom Eraldo, essa experiência é vivenciada com muitos resultados positivos na Diocese de Barreiras, na Bahia.
Em seguida, aconteceu uma reunião específica do Clero com o Bispo. O Padre Francisco das Chagas, Coordenador do Setor de Liturgia, apresentou o Projeto para ser vivenciado nas semanas de Liturgia e no Congresso Diocesano da Pastoral Litúrgica.
A Assembleia teve seu término ao meio dia com a bênção final e almoço festivo.
–
Pascom Diocesana