Pesquisar
Close this search box.

DIOCESE
DE PATOS

COLETA NACIONAL DA SOLIDARIEDADE

Patos-PB, 30 de março de 2023

“A solidariedade é caminho para a superação do flagelo da fome” (Dom Eraldo)

Caríssimos padres, diáconos, religiosos, seminaristas, agentes de pastorais, fieis leigos,

Saudação, bênção e paz!

Há cerca de 60 anos consecutivos a Igreja Católica no Brasil promove a Campanha da Fraternidade. Realizada no período quaresmal, trata-se de um convite para efetivarmos o nosso processo de conversão através de algo muito concreto. De fato, a Campanha da Fraternidade nos convida à reflexão acerca de temáticas sociais que nos conclamam a uma assertiva tomada de decisão frente às necessidades dos nossos irmãos, à semelhança do bom samaritano (cf. Lc 10,25-37).

Neste ano de 2023, a Campanha da Fraternidade tem como tema “Fraternidade e Fome” e fomos iluminados pelo lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16), um trecho do Evangelho segundo São Mateus, no qual Jesus exorta aos Apóstolos a serem instrumentos da partilha diante das necessidades dos irmãos.

Enquanto gesto concreto, realizaremos a Coleta Nacional da Solidariedade no próximo dia 02 de Abril, Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor. Os recursos arrecadados integram os Fundos Diocesanos e Nacional de Solidariedade, visando promover a dignidade humana e o compromisso da Igreja com os mais vulneráveis e necessitados. Dos valores arrecadados, parte vai para o Fundo Nacional de Solidariedade e outra parte fica na própria diocese, sendo gerido pelo Bispo diocesano e pela Equipe de Campanhas, com a finalidade de apoiar e financiar projetos de cunho social dentro do próprio território diocesano.

Pedimos, pois, aos párocos, administradores paroquiais e a todos os fieis leigos que tomem parte nesta Coleta da Solidariedade incentivando e promovendo essa belíssima iniciativa da Igreja no Brasil.

Nossa Igreja diocesana deseja que todos participem desse gesto concreto oferecendo sua contribuição e solidariedade em favor dos mais pobres e necessitados.

Que Maria, a discípula fiel, nos ajude nesse itinerário de conversão!

 

Dom Eraldo Bispo da Silva
Bispo diocesano de Patos-PB

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS